Metal Mecânica

Ceratizit e Plansee apostam na formação profissional para a continuidade dos negócios

O Plansee Group, que detém a participação majoritária na Ceratizit, acredita que a formação de recursos humanos é essencial para os negócios. Tanto é que recentemente inaugurou o Centro de Treinamento para a Ceratizit e a Plansee, em Reutte, na Áustria. Resultado de investimento de 11 milhões de euros, o espaço possibilitará a formação de até 240 aprendizes em seis ofícios de aprendizagem técnica.

“Mais espaço, um parque de máquinas moderno e novas tecnologias criam as condições para continuar a oferecer treinamento de alta qualidade para nossos aprendizes também no futuro”, diz Karlheinz Wex do Conselho Executivo do Plansee Group. O treinamento de aprendizagem é oferecido exclusivamente para as necessidades da própria empresa. Depois de concluir com sucesso o estágio, os trabalhadores qualificados júnior terão contrato permanente.

O novo centro de treinamento oferece 2.700 metros quadrados para a parte prática. O parque de máquinas está dividido nas principais áreas de formação: trabalhos manuais, torneamento, fresagem, retificação e máquinas CNC. Além disso, o Plansee Group investiu em novas máquinas para manufatura aditiva e retificação. As máquinas CNC são dotadas de softwares de última geração para a programação dos sistemas CAM.

Paralelamente, foram realizados investimentos na escola profissional interna. Novas salas de aula e salas de TI, bem como laboratórios de hidráulica, pneumática e engenharia elétrica atendem às necessidades de um número crescente de alunos. Essa infraestrutura também é utilizada pelos alunos da nova escola de ensino médio de Reutte, com foco em engenharia econômica, especializada em informática para negócios. Os alunos se beneficiarão do fato de que o Plansee Group, como parceiro de cooperação da escola, administrará a parte prática completa do treinamento.

Atualmente, Plansee e Ceratizit oferecem os seguintes treinamentos para aprendizes: engenharia metalúrgica com foco principal em ferramentas de corte e engenharia mecânica, tecnologia de processos, engenharia de materiais, engenharia elétrica e tecnologia de laboratório. Para o ano fiscal de 2021/22, a empresa também está oferecendo empregos para esses perfis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo