Metal Mecânica

Clarios prevê aumentar capacidade de produção de baterias para motocicletas na planta de Sorocaba

A planta da Clarios voltada à produção de baterias para motos da marca Heliar acaba de alcançar a marca de 40 milhões de unidades produzidas no Brasil e prepara a expansão da produção. Situada em Sorocaba (SP), essa fábrica é a maior do setor na América Latina e a única na operação global da Clarios voltada exclusivamente para baterias de moto.

 

Desde a inauguração em 2007 até 2021, a planta produziu cerca de 30 milhões de baterias. Nos últimos três anos, esse volume aumentou significativamente. Foram mais de 10 milhões de unidades produzidas no período para acompanhar a aceleração na demanda do setor, impulsionada, entre outros fatores, pelo aumento nas vendas de motocicletas, crescimento dos aplicativos de delivery  e pela expansão do mercado de reposição.

 

“Muitas pessoas passaram a usar motos como meio de transporte, instrumento de trabalho e fonte de renda, o que impactou também o mercado de reposição. Estamos ampliando a planta para elevar em pelo menos 30% nossa capacidade de produção anual para atender a demanda crescente das fabricantes de moto e do mercado de reposição. A frota já existente e as projeções de crescimento de produção e comercialização devem impulsionar ainda mais a demanda por baterias”, avalia o diretor de Operações da Clarios no Brasil, Rodrigo Randi.

 

TECNOLOGIA – A linha Heliar Moto conta com baterias que vão de 4Ah a 12Ah para diversas aplicações. As baterias Heliar Moto utilizam a tecnologia AGM (Absorbent Glass Mat) com grades laminadas que garantem maior resistência à corrosão e a vibrações conferindo alta performance e durabilidade. Além disso, as baterias são seladas de fábrica e prontas para uso. Por dispensar o manuseio de ácido, proporcionam mais segurança e praticidade aos usuários. A Heliar a marca líder de mercado, tanto na reposição quanto no mercado de equipamento original. De acordo com a companhia, hoje, a cada 10 motos produzidas no Brasil, 9 saem de fábrica equipadas com uma bateria da marca.

 

“Nosso principal fornecimento atual é baterias para motos entre 4, 5 e 6 Amperes (Ah). As baterias de baixa amperagem são nosso carro-chefe. Contudo, estamos desenvolvendo baterias de 12, 16 e 18Ah, em resposta ao mercado, que sinaliza um crescimento de demanda. Isso ocorre à medida que as motos passam a incorporar tecnologias como GPS, assim como ocorre com os carros. O aumento na procura por motocicletas de grande porte, com 1.000 cilindradas ou mais, é expressivo, e estamos nos preparando para atender a essa fatia de mercado,” explicou o gerente de operações de planta na Clarios, Cleber Baptista. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo