Eletrônica e Informática

Coleção de avatares torna videochamadas mais divertidas

A empresa de tecnologias de videochamadas Zoom acaba de lançar uma coleção de avatares para serem usados durantes as chamadas. A ideia é que esses avatares aprimorem a integração entre realidade aumentada e os programas da empresa,e ofereçam interações mais imersivas e divertidas.Os personagens virtuais já estão disponíveis nas plataformas Zoom Meetings e Zoom Webinars.

A coleção, conceitualmente, segue a trilha de soluções já consagradas na modalidade, como o Animoji, do iPhone, que são usadas para dar vida a personagens digitais. A diferença da proposta da Zoom é que o usuário, para personalizar seu avatar, deve escolher uma das 11 opções oferecidas pela Zoom, em uma espécie de esquema “pret-a-porter”.

Os avatares são todos eles, por enquanto, réplicas de animais, como coelho, cachorro, raposa, vaca, gato e esquilo.De acordo com a Zoom, este “minizoo” foi adotado para que as pessoas tenham uma alternativa no caso de não quererem aparecer na câmera, mas mantendo suas expressões faciais e linguagem corporal.

Na prática, os avatares da Zoom “substituem” a aparência do usuário pela de um animal virtual, reproduzindoas expressões e movimentações dos humanos que estão por trás do filtro, espelhando movimentos de cabeça e dos olhos, o abrir e fechar da boca nos momentos de fala e registrando as mudanças de feições, como se a própria pessoa estivesse ali.

O recurso, no entanto, ainda não utiliza a tecnologia de reconhecimento facial, e também não armazena dados sobre as características de cada rosto. Isso limita um pouco a verossimilhança, já que o avatar não será uma versão 100% fiel à aparência do usuário, proporcionando apenas uma boa aproximação.

 Os avatares estão disponíveis nos aplicativos móveis do IOS e nos apps de desktop do Windows e macOS. Para utilizar o recurso, é necessário que o aplicativo esteja na versão 5.10.0 ou superior.

MANUAL – A Zoom divulgou uma espécie de pequeno manual ensinando como habilitar o recurso e escolher a personagem. O passo a passo segue abaixo:

1 – Certificar que a câmera da web está ligada e o vídeo esteja ativado.

2 – Abrir na barra de ferramentas da reunião as opções de vídeo, selecionando a seta para cima ao lado do ícone de vídeo.

3 – Selecionar a opção “Escolher”: fundo virtualou filtro de vídeo.

4 – Navegar até a aba Avatares e fazer a escolha da preferência.

5 – Caso queira mudar o avatar, basta voltar na guia de avatares para selecionar o novo.

6 – Na hora de retirar o filtro, selecione a opção “Nenhuma” na guia do Zoom e o efeito será removido.

7 – Os usuários também podem clicar em “Desativar avatar” no bloco de vídeo de auto visualização em uma reunião, ou clicar no menu em “Parar vídeo”, onde tem o símbolo do acento circunflexo (^).

QUANDO USAR AVATARES? – A empresa também indica quais os cenários ideais para o uso dos avatares:

– Trabalho híbridoNeste caso, para melhorar o entrosamento com os colegas e proporcionar alguma descontração para reuniões e eventos de formação de equipe. Naturalmente, há a possibilidade de assumir o avatar do animal favorito apenas durante momentos específicos das videoconferências.

– Para entrar no personagem na hora de contar históriasPara os professores, o objetivo é criar uma atmosfera de deleite que envolva os alunos na hora de contar histórias na sala de aula, assumindo uma aparência animada.

– Dar vida às aulas de ciências  – Ainda para os professores, quando for preciso ensinar alguma lição sobre animais, é possível capturar a atenção dos alunos e dar nova vida às aulas com a escolha do avatar do animal que é objeto de estudo no momento.

– Tornar os cuidados pediátricos menos estressantes – Discutir saúde e bem-estar com os pacientes pode ser difícil, especialmente em um ambiente pediátrico. O avatar é um recurso que pode trazer um sorriso aos rostos dos pacientes e criar um ambiente mais descontraído usando avatares.

– Criar momentos memoráveis durante eventos virtuaisUsar um avatar pode ser uma oportunidade de ouro para provocar surpresa junto dos palestrantes de uma webinar e “quebrar o gelo” durante eventos virtuais.

OUTROS RECURSOS – Aos avatares podem se somam outros recursos, tais como:

–  Backgrounds virtuais: Este recurso permite exibir imagens ou vídeos como plano de fundo durante uma reunião do Zoom, para diferentes finalidades.

– Cenas imersivas: A partir da visualização imersiva do Zoom, os hosts podem colocar os participantes automaticamente ou manualmente em uma cena de reunião virtual de sua escolha. É possível até mover os participantes por essa cena e redimensionar a imagem de um usuário para uma experiência mais natural.

– Filtros: Quem quiser pode ainda escolher chifres de unicórnio, usar um tapa-olho de pirata ou utilizar óculos aeroespaciais para aumentar o nível de suas chamadas de equipe, happy hours ou noites de jogos.

–  Zoom Apps: Os aplicativos ampliam ainda mais a experiência, eles incluem quadro branco, gerenciamento de projetos, anotações, jogos, quizzes etc. (Alberto Mawakdiye)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo