Metal Mecânica

EXPOMAFE 2019: Indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresce 6% no primeiro trimestre

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou os dados conjunturais do setor, do primeiro trimestre do ano, no primeiro dia da Expomafe 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que vai até o dia 11, no São Paulo Expo.

De acordo com o dirigente, no mês de março a receita líquida de máquinas e equipamentos se manteve estável em relação a fevereiro, ao passo que, no trimestre, o desempenho foi positivo, com 6% a mais. Segundo a Abimaq, o protagonista foi o mercado doméstico (+18%), cujas vendas ganharam participação no consumo aparente nacional. Para a entidade, o que se espera é que o setor atinja um faturamento cerca de 4,5% acima do observado em 2018.

A associação revelou que, em março deste ano, o setor registrou resultado positivo nas exportações em relação ao mês anterior, com 27,2%, e ante ao mesmo mês do ano passado, com 0,6%. A taxa de queda recuou e o resultado do trimestre passou de -17,7% para -11,7%.

Entre os setores estrangeiros que mais compraram máquinas e equipamentos nacionais, estão o de máquinas de logística e construção civil, com 57,2%, com destaque para o aumento nas vendas de máquinas rodoviárias (69%). Os componentes para a indústria de bens de capital também marcaram presença (42,8%), pontuando o aumento das vendas de válvulas industriais (141%). Os produtos brasileiros foram destinados, por ordem de classificação, para os Estados Unidos, Europa e América Latina.

Já as importações cresceram 12,2% em março sobre o mês anterior e recuperou parte da queda observada em fevereiro. Na comparação interanual, o resultado foi de 1,9% a menos, indicando, conforme a Abimaq, que a demanda interna por produtos importados continua abaixo do esperado. A China segue como a principal fornecedora de máquinas e equipamentos para o mercado brasileiro.

Por sua vez, o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci), ao longo do primeiro trimestre do ano, ficou em 0,4% acima do que foi registrado na mesma época do ano passado. E a taxa de emprego oferecida pelo setor de máquinas e equipamentos ficou em 300 mil postos de trabalho em 2018, apresentando uma melhora de 0,2% em março deste ano. A ABimaq ressalta que a expectativa para 2019 é, inclusive, a manutenção dessas taxas de crescimento.

SERVIÇO:

Expomafe 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo