Eletrônica e Informática

FITec firma parceria com o Hub Verde para oferecer expertise na área de energia

A FITec-Fundação para Inovações Tecnológicas firmou parceria com o Hub Verde para oferecer sua expertise de mais de 20 anos na área para as demandas das empresas, instituições públicas e privadas e concessionárias do setor elétrico brasileiro. São soluções sustentadas pela transformação digital, inteligência artificial, ciência de dados, IoT, gestão, design industrial e engenharia de produção, envolvendo áreas como geração distribuída, descarbonização e eficiência energética e segurança cibernética, entre outras. Os hubs são espaços físicos ou virtuais, nos quais empresas, instituições, universidades e startups trocam experiências e têm acesso às demandas do mercado e aos possíveis investidores para facilitar e agilizar o desenvolvimento e a implantação de projetos inovadores com custos otimizados.

 

O Hub Verde é uma plataforma que estimula essa interação para fomentar ideias inovadoras no âmbito dos desafios do setor elétrico no Brasil. Para tanto, são realizadas reuniões temáticas, seminários e workshops, entre outras ações, para a busca de soluções de mercado vinculadas às necessidades do setor. “A parceria entre a FITec e o Hub Verde é uma ação estratégica importante para a oferta e execução de projetos junto às empresas, a fim de permitir maior agilidade na prospecção e destinação de recursos técnicos e financeiros, além de estimular uma equipe multidisciplinar especializada para atender à inovação demandada pela indústria e pelo setor elétrico’, explica Astrid Heinisch, diretora executiva da FITec.

 

Astrid informa que a disponibilidade de recursos viabilizará projetos que atendam não apenas as atividades principais das empresas em curto prazo, ao mesmo tempo em que abre um grande leque, no médio e longo prazos, para novas demandas secundárias. “Percebe-se uma demanda reprimida de empresas com interesse em contratar projetos”, diz.

 

Entre os projetos para o setor elétrico que a FITec já realizou destacam-se os de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (Bess/Saeb), Sistema de Gerenciamento de Recursos Energéticos Distribuídos (Der/Derms), Veículo Aéreo Não Tripulado para Inspeção de redes de transmissão (UAV), Infraestrutura Avançada de Medição (AMI), Medição Multiutilities, Transformação Digital com a utilização de atendente virtual (chatbot), IoT – Internet das Coisas com LoRa, 3,4 e 5G, Wi-SUN, SmartGrid/ SmartCities, Teleproteção com redes de comunicação estatísticas, Segurança Cibernética para em Redes Inteligentes de Energia,Realidade Virtual para treinamento de eletricistas, Dispositivos de Notificação Individual em caso de emergência em barragens, Gestão de Ativos e Sistemas de Videomonitoramento com  Inteligência Artificial e Visão Computacional para operação e manutenção preditiva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo