Grob apoia a VDW na criação de padrão para calcular pegada de carbono de máquinas-ferramenta durante a vida útil
Com apoio de empresas como a Grob, a VDW, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta, está empenhada em melhorar o desempenho ambiental de máquinas operatrizes. A entidade visa desenvolver Regras de Categoria de Produto (PCR) específicas, e criar uma base padronizada para calcular a Pegada de Carbono do Produto (PCF), de modo a garantir maior transparência e comparabilidade do impacto ambiental do setor.
A Pegada de Carbono Corporativa (CCF) mede as emissões de gases de efeito estufa de uma empresa durante um exercício financeiro. Já a Pegada de Carbono do Produto (PCF) mede as missões ao longo de todo o ciclo de vida de um produto.
As PCRs definem as regras segundo as quais a PCF de um produto é calculada. A contabilidade padronizada leva a resultados comparáveis e aumenta a transparência na indústria.
A equipe do projeto VDW é composta por especialistas das empresas membros Chiron, DMG Mori, Grob, Heller, Schuler e United Grinding, com apoio científico da Universidade Técnica de Colônia, representantes do escritório da VDW e do departamento de Meio Ambiente e Padronização da VDMA, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais.
O objetivo é criar um padrão VDMA. Isso é aceito como padrão e leva rapidamente a resultados. A publicação está prevista para o início de 2025. A longo prazo, a entidade pretende convertê-la numa norma ISO.
Ao estabelecer regras uniformes para o PCF, a ideia é melhorar a transparência e a comparabilidade do desempenho ambiental dos produtos. Isto ajuda a melhorar as estratégias climáticas da indústria e a satisfazer as exigências do mercado.