Grupo Sada e ArcelorMittal firmam contrato na área de reciclagem de sucata metálica
O Grupo Sada, conglomerado de logística automotiva de veículos zero quilômetro, e a ArcelorMittal, líder produtora de aço, firmaram no campo da economia circular. O acordo, celebrado com a Igar, empresa do Grupo Sada, prevê o processamento de sucata para a ArcelorMittal, a implantação de um entreposto para armazenamento e movimentação do material e a gestão logística da sucata pelo Grupo Sada, tanto a processada quanto a originada no entreposto, com destino às operações da produtora de aço.
Localizada em Igarapé (MG), a Igar representa a diversificação estratégica de verticais de negócios do grupo, aliando rentabilidade à responsabilidade ambiental. A iniciativa segue tendências de mercado globais como a redução de resíduos, conservação de recursos naturais e redução de emissão de CO2.
“Este contrato é um passo concreto em direção à industrialização verde no Brasil. Estamos unindo a experiência logística do grupo à liderança produtiva da ArcelorMittal para dar vida nova ao aço, além de impulsionar a sustentabilidade, reduzindo impactos ambientais, conservando recursos e gerando valor por meio da economia circular, afirma a vice-presidente do Grupo Sada, Daniela Medioli.
Para a ArcelorMittal, a economia circular faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa. As iniciativas visam a redução de resíduos, o reaproveitamento de materiais e a inovação nos processos produtivos. O uso de sucata metálica fornecida pela Igar fortalecerá as ações da Empresa em prol da redução da pegada de carbono em sua produção, essencial para atender à crescente demanda por materiais sustentáveis nas cadeias globais.
“A utilização da sucata é um pilar central da nossa estratégia de circularidade. Cada tonelada reaproveitada representa uma redução direta de emissões, acelera a transição para uma produção mais limpa e fortalece a economia circular no setor do aço. A parceria com a Igar e o Grupo Sada amplia nossa capacidade de transformar insumos em matéria-prima, reforçando nosso compromisso com um modelo industrial mais eficiente, inovador e ambientalmente responsável”, afirma Everton Negresiolo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Latam.
