Metal Mecânica

Indústria 4.0 já tem tecnologia disponível para todo tipo e tamanho de empresas

Por meio da apresentação de experiências reais de empresas nacionais que já implementaram soluções 4.0 com resultados mensuráveis, como redução significativa de falhas críticas e ganhos de eficiência operacional, Iramylson Machado de Freitas (pesquisador e executivo da FITec Labs – Fundação para Inovações Tecnológica), e Sandro Breval Santiago (pesquisador e prof. dr. da UFSC  – Universidade Federal de Santa Catarina e da Ufam – Universidade Federal da Amazônia) entregam ao mercado tecnológico o livro “Indústria 4.0 – Fábricas Inteligentes, Negócios Exponenciais”, publicado pela Pontes Editores.

 

O lançamento oficial da publicação será no dia 18 de março, no estande da Suframa, na ExpoPIMM 4.0, em Manaus (AM). O evento, que terá como tema “A nova indústria do Brasil”, buscará fortalecer o Polo Industrial de Manaus (PIM) como um dos principais modelos de desenvolvimento econômico e produtivo do País e reunirá lideranças industriais, pesquisadores, empresários e autoridades públicas para debater os rumos da transformação digital no Brasil.

 

A proposta central da obra é transformar conhecimento técnico em vantagem competitiva real. Com abordagem prática e estratégica, o livro busca ir além do discurso tecnológico e, para tanto, oferece um guia estruturado para implementação da Indústria 4.0 em organizações de diferentes portes e segmentos.

 

A ideia é desmistificar a chamada Quarta Revolução Industrial, apresentando-a não apenas como um processo de automação avançada, mas como uma mudança de paradigma baseada na integração entre sistemas físicos e digitais, com foco em sustentabilidade, resiliência e desenvolvimento de pessoas.

 

Segundo Iramylson Machado de Freitas este livro foi pensado para ajudar empresas a saírem do discurso e avançarem na prática. O conteúdo foi estruturado para apoiar aqueles que desejam seguir de forma consistente na jornada de maturidade digital. “Apresentamos um roteiro claro de maturidade digital, casos brasileiros e aplicações reais que mostram que a transformação é possível, viável e estratégica para o país.”, informa.

 

“Nosso objetivo é capacitar líderes a navegar com confiança nesta nova fronteira, construindo um futuro mais conectado e inteligente. A transformação digital precisa estar alinhada à estratégia do negócio e ao desenvolvimento das equipes”, diz o Prof. dr. Sandro Breval Santiago. “A intenção é aproximar o conhecimento acadêmico da realidade empresarial.”

 

No prefácio, José Luis de Souza, CEO da FITec Labs, ressalta a relevância da publicação para o avanço da manufatura avançada no Brasil, uma vez que percorre desde os fundamentos históricos até as estratégias contemporâneas de implementação. “Esse trabalho contribuirá para o fortalecimento da competitividade industrial brasileira, conectando ciência, estratégia e aplicação prática em um momento decisivo para o futuro da indústria nacional”, analisa. A publicação percorre desde os fundamentos históricos da Quarta Revolução Industrial até aplicações práticas envolvendo Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Cibersegurança e Gêmeos Digitais. Também aborda casos de manutenção preditiva, logística com robôs autônomos e manufatura aditiva, além de apresentar uma análise do contexto da indústria brasileira em comparação com o cenário internacional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios