Metal Mecânica

Indústria japonesa de máquinas-ferramenta dá sinais de recuperação

O valor total dos pedidos de máquinas-ferramenta no Japão, em julho de 2021, foi de 134,98 bilhões de yen. Este foi um aumento de 2,2% em relação a junho de 2021 e marcou o segundo mês consecutivo de crescimento mês a mês. Além disso, este valor representou um acréscimo de 93,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior e assinalou o nono mês consecutivo de crescimento ano a ano, de acordo com dados divulgados pela JMTBA, a associação japonesa de fabricantes de máquinas-ferramenta.

A quantidade total de pedidos ultrapassou 130 bilhões de ienes por dois meses consecutivos e ultrapassou 100 bilhões de ienes por seis meses consecutivos. “A recuperação está progredindo em todas as regiões, e esperamos maior recuperação no futuro”, diz a JMTBA.

Os pedidos domésticos aumentaram 1,6% em relação a junho, totalizando 45,39 bilhões de yen. Isso marcou o segundo mês consecutivo de crescimento mês a mês. Além disso, este valor representa um acréscimo de 82,9% face ao mesmo mês do ano anterior e assinala o crescimento ano a ano em cinco meses consecutivos.

Observando as principais indústrias, as encomendas em relação a junho aumentaram 2,6% em máquinas industriais, caíram 17,4% em veículos automotores, aumentaram 24,8% em máquinas elétricas e de precisão e 10,3% em aeronaves, construção naval e equipamentos de transporte.

Os pedidos estrangeiros aumentaram 2,5% em julho em relação a junho, para 89,60 bilhões de yen, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento mês a mês. Além disso, encomendas externas apresentaram aumento de 99,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que marcou o nono mês consecutivo de crescimento anual. Por região, os pedidos da Ásia caíram 2,2% em relação a junho, para 42,15 bilhões de yen.O aumento foi de 75,5% em relação a julho de 2020.

Os pedidos da Europa aumentaram 20,5% em relação a junho, para 21,87 bilhões de ienes. Foi um aumento de 180,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os pedidos da América do Norte caíram 2,3% em relação a junho, totalizando 23,91 bilhões de ienes. Porém, houve  um aumento de 94,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo