Metal Mecânica

IPT lança livro sobre terras raras e anuncia planta de processamento de minerais críticos

O IPT acaba de lançar o e-book intitulado “Terras raras”, que explica a importância tecnológica e econômica deste e de outros minerais críticos, popularizando um tema de relevância geopolítica. O livro foi apresentado no dia no dia 1º, durante evento de lançamento planta de processamento, com equipamentos doados pela empresa de mineração Taboca. E, que serão alocados na futura ‘Planta de Processamento de Terras Raras e Minerais Críticos’ do IPT.

 

 

Anderson Correia, diretor-presidente do IPT, abriu o encontro destacando o papel da tecnologia envolvida e o impacto potencial no PIB brasileiro em alguns anos. “Com tecnologia adequada para processamento e separação dos minerais de terras raras poderemos alavancar, em futuro não muito distante, negócios da ordem de vários bilhões de dólares. O Brasil tem casos bem-sucedidos como o petróleo do pré-sal e o etanol veicular.”

 

Sandra Moraes, diretora da unidade de negócios Materiais Avançados do IPT, onde a nova planta será alocada, destacou a capacidade do Instituto em prover tecnologia à indústria nacional. “A parceria com empresas é chave para projetos de sucesso, essa nova planta será um diferencial para processamento e separação dos minerais.”

 

Stephanie da Costa, secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e presidente do Conselho de Administração do IPT, reafirmou o perfil histórico da instituição. “A nova planta é parte deste processo e o lançamento do e-book uma oportunidade de aprendizado sobre terras raras.”

 

Eduardo Orban, presidente da mineradora Taboca, enfatizou o potencial brasileiro pelas reservas de terras raras entre as maiores do mundo. “Separação de elementos, produção de ímãs de alta potência envolvem tecnologias que poucos países dominam, vejo plenas condições de fazer aqui junto com o IPT, para que o Brasil tenha protagonismo na transição energética.”

 

Vahan Agopyan, secretário da SCTI, apontou a integração do IPT com a iniciativa privada como fator decisivo para o lançamento da nova planta. “O Instituto tem a capacidade de antecipar-se aos problemas agindo e criando soluções que Mia tarde irão ao encontro das necessidades da sociedade.”

 

Sandra Moraes  ainda anunciou a criação da Reminera – Rede de Mineração Urbana e Reciclagem Avançada, para estruturar uma rede de instituições de pesquisa, associações e empresas para reciclagem de minerais críticos como nióbio, lítio e terras raras utilizados na fabricação de equipamentos eletroeletrônicos.

 

O e-book está disponível gratuitamente em: https://ipt.br/wp-content/uploads/2025/09/e-book-Terras-Raras.pdf

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios