Eletrônica e Informática

MCTI anuncia programa de capacitação em tecnologias emergentes para pesquisadores e estudantes

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou o lançamento no próximo mês de maio de um programa nacional de tecnologia: o MCTI Futuro. O programa, que visa promover a capacitação tecnológica em larga escala de pesquisadores e estudantes em tecnologias emergentes, será coordenado pela Softex. Para a sua realização – em modelo de parceria público privada – já foram firmadas parcerias com mais de 40 empresas beneficiárias da Lei de TICs (Lei n◦ 8.248/191) e mais de 30 ICTs credenciadas ao Cati.

Segundo dados de um levantamento realizado pela unidade de inteligência, estudos e pesquisas da Softex, o déficit de profissionais de TI no país deverá superar 408 mil em 2022. E o processo de transformação digital, acelerado pela pandemia, tende a reforçar ainda mais a demanda por especialistas em tecnologias emergentes, justamente o foco do MCTI Futuro.

Para o presidente da Softex, Ruben Delgado, “trata-se de um modelo inovador e escalável de capacitação, focada tanto no trabalho do futuro como no futuro do trabalho.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo