Método HDT da Ceratizit proporciona torneamento mais eficiente e flexível
O High Dynamic Turning, ou HDT de forma abreviada, da Ceratizit, é um novo método de torneamento. Essa nova tecnologia, combinada com a chamada usinagem dinâmica FreeTurn, abre caminho para que, no futuro, seja possível realizar todas as operações tradicionais de torneamento, como desbaste, acabamento, torneamento de perfil, torneamento frontal e torneamento longitudinal com apenas uma única ferramenta.
Por cem anos, novos materiais de corte, novos quebra-cavacos e poucos novos sistemas de usinagem foram inventados para otimizar o torneamento. Todavia, o processo básico permanece sem mudanças. Mesmo hoje, um contorno é criado com uma pastilha intercambiável num ângulo fixo em relação à peça de trabalho. Isso não tem mudado mesmo com a adição de eixos controláveis nos modernos centros de torneamento-fresamento, máquinas que são destinadas a um propósito acima tudo: produzir um componente da forma mais completa possível em uma única máquina. A Ceratizit aproveitou da sistemática desses centros de torneamento-fresamento e desenvolveu o sistema High Dynamic Turning. A ideia por trás do HDT é simples: a abordagem da ferramenta e o ponto de contato na máquina podem variar, o que é o oposto do que acontece no torneamento convencional.
LIBERDADE – Em vez da clássica posição estática da pastilha no fixador, o eixo de fresamento é agora usado para produzir o correspondente ângulo de abordagem na peça de trabalho. O uso do acionamento do fuso, em conjunto com o delgado design axial das ferramentas FreeTurn da Ceratizit, cria um grau de liberdade de 360°, sem o risco de colisões, proporcionando assim flexibilidade sem precedentes.
Devido à rotação em torno do próprio eixo da ferramenta, a mudança da aresta de corte pode ser feita sem interrupção do processo de corte. Além disso, o ângulo de abordagem é livremente variável a qualquer momento e pode ser até mesmo trocado durante o corte. Isso não só proporciona usinagem flexível de praticamente qualquer contorno de uma peça de trabalho, como também uma quebra de cavacos melhorada, maiores taxas de avanço e aumento da vida útil da ferramenta.
Dependendo das capacidades da máquina, a tecnologia pode ser usada funcionalmente todas as áreas de operações de torneamento. O uso do conceito do eixo de fresamento sobre os eixos Y/Z nos centros de torneamento-fresamento é generalizado. Como um resultado, possibilidades adicionais podem ser obtidas com o HDT que antes pareciam impossíveis. Por exemplo, cortes por cima e por baixo são possíveis. Dependendo da área de usinagem e do tamanho da peça de trabalho, essa liberdade pode ser um importante critério.
PASTILHAS FREETURN – No futuro da High Dynamic Turning, segundo a Ceratizit, as ferramentas estáticas de torneamento do passado serão substituídas por ferramentas dinâmicas. Uma dessas soluções dinâmicas é a FreeTurn da Ceratizit.
A característica que define a usinagem FreeTurn é a sua estrutura simples. O porta-ferramenta, junto com a sua haste delgada e conceito axial, que otimiza a direcionamento das forças de corte no eixo, proporciona uma unidade estável. À frente há uma pastilha com múltiplos lados, que é simplesmente parafusada no lugar.
O artifício: a pastilha FreeTurn, de patente pendente, pode ter várias arestas de corte, com diferentes propriedades. Isso permite diferentes ângulos, raios de canto ou quebra cavacos – mesmo diferentes coberturas e materiais de corte são concebíveis. A ferramenta assim pode ser adaptada às exigências de usinagem, oferecendo a vantagem de substituir várias ferramentas. Isso, por sua vez, leva a uma significativa economia nos tempos de troca de ferramentas, colocação das ferramentas no magazine e nas próprias. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação)