Murata apresenta circuito impresso elástico
A Murata Manufacturing Co., Ltd. revela uma nova tecnologia inovadora: a Stretchable Printed Circuit (SPC), marcando um desenvolvimento significativo na tecnologia de circuito impresso. A SPC representa o próximo avanço no desenvolvimento de substratos, proporcionando flexibilidade e capacidade de esticar e deformar, mantendo a funcionalidade total. É indicada para criar produtos médicos avançados, como dispositivos terapêuticos vestíveis e ferramentas de monitoramento vitais, que podem fornecer melhor precisão, durabilidade e conforto ao paciente do que os dispositivos equivalentes atuais.
Nos últimos anos, na área médica, para a realização de diagnósticos mais precisos, tem aumentado a importância de exames sofisticados realizados em hospitais e de informações biométricas coletadas continuamente no dia a dia. A monitoração diária dos sinais vitais é importante para prevenir doenças relacionadas com o estilo de vida e os dispositivos médicos vestíveis são agora onipresentes.
No entanto, os dispositivos existentes são muitas vezes demasiadamente rígidos para muitas aplicações, criando problemas como o desconforto ao paciente, mau contato com a superfície ou aquisição de dados instável. A SPC se destaca por sua flexibilidade, elasticidade e capacidade de adaptação inerentes, suportando funcionalidades multissensoriais para atender a diversos requisitos do usuário. O material é macio e suave para a pele, tornando-o ideal para dispositivos médicos e de bem-estar como EEG (Eletroencefalograma), EMG (Eletromiograma) e ECG (Eletrocardiograma). Sua natureza elástica pode permitir que um único dispositivo acomode diversas áreas do corpo e pacientes de diferentes tamanhos, além de permitir mais facilmente aplicações de monitoramento contínuo ou monitoramento em áreas anteriormente desafiadoras, como cotovelos ou articulações dos joelhos.
Projetada com recursos de ponta, incluindo a impressão de eletrodos extensíveis em conformidade com os padrões ANSI/AAMI EC12, a SPC abre caminho para dispositivos médicos de próxima geração. Ela alcança integração perfeita e desempenho ideal por meio de montagem inovadora de componentes telescópicos e tecnologia de ligação híbrida entre substratos.
Ao bloquear eficazmente o ruído eletromagnético, a camada de blindagem oferece proteção confiável para o caminho do sinal. Além disso, a construção do substrato demonstra confiabilidade, com alta resistência à umidade e capacidade de suportar altas tensões por longos períodos, ao mesmo tempo que permite maior flexibilidade na montagem dos componentes, dando aos projetistas mais liberdade para inovar.
A SPC pode ser adaptada para atender às especificações individuais do cliente com a ajuda da ampla gama de recursos da Murata para facilitar o desenvolvimento colaborativo de produtos. Isso pode ser aproveitado pelos designers de produtos, permitindo-lhes otimizar seus projetos. A empresa pode apoiar o desenvolvimento conduzindo testes em diversas condições e resolvendo modos de falha identificando suas causas raízes. Dependendo das especificações exigidas, filtros, amplificadores e vários sensores podem ser montados em uma única “folha”, permitindo a aquisição precisa de dados e a detecção de vários itens. Com esta solução, a Murata realiza design personalizado, prototipagem e verificação e produção em massa com base nas especificações exigidas. (foto/divulgação)