Eletrônica e Informática

Programa da Dassault Systèmes recria seis locais históricos no mundo virtual

A Dassault Systèmes anuncia o próximo passo de sua campanha “The Only Progress is Human” com a realização do “Living Heritage”, programa estudantil que permite que gerações atuais e futuras experimentem seis dos Patrimônios Mundiais da Unesco, revivendo como esses locais podem ter existido no passado, ao mesmo tempo que jovens conseguem criar habilidades para inovar em um mundo mais sustentável.

Para o “Living Heritage”, 32 alunos de seis equipes da Alemanha, Índia, Japão, México, Holanda e Estados Unidos utilizaram a plataforma 3DExperience da companhia para recriar virtualmente o Coliseu, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo do Sol Konark, Pompeia, o Porta Nigra e o Castelo de Shuri.

Lideradas por mentores da empresa e apoiadas pelas ferramentas do 3Dexperience Edu – cujos programas ajudam sete milhões de estudantes por ano a desenvolverem habilidades sob demanda do setor nas soluções da Dassault Systèmes – as equipes adotaram os mesmos aplicativos integrados de modelagem, simulação, inteligência de informações e colaboração utilizados pela indústria global para criar gêmeos virtuais (virtual twins) cientificamente precisos e enriquecidos com dados dos locais, em uma experiência que abre uma nova compreensão sobre a humanidade.

Os gêmeos virtuais representam tanto o visível quanto o invisível, revelando insights do projeto de cada estrutura, o que foi parcialmente perdido, totalmente perdido ou danificado ao longo do tempo, como essa realização de design impactou a história e como pode influenciar projetos futuros. Capacitados com novos conhecimentos técnicos e know-how adquiridos durante o programa, os alunos podem aplicar suas habilidades assim que entrarem no mercado de trabalho, enquanto que os gêmeos virtuais podem ser utilizados por outras pessoas para ensinar, estudar e aprender.

As equipes apresentarão seus projetos de “Living Heritage” na Cité de la Réussite, em Paris, nos dias 25 e 26 de junho, incluindo uma experiência de realidade virtual que permitirá a qualquer pessoa descobrir os locais de forma interativa. Os projetos também podem ser vistos no site da Dassault Systèmes.

Lançado em 2020, “The Only Progress is Human” apresenta uma série de iniciativas destinadas a aumentar a conscientização sobre os desafios sociais e ambientais e inspirar a utilização de mundos virtuais para impulsionar inovações sustentáveis. Além do “Living Heritage”, estes atos incluíram o “Virtual Harmony”, uma experiência musical e visual única que demonstra como os mundos virtuais podem mudar a maneira como vivenciamos as emoções, e “Water for Life”, um conjunto de ações para ajudar a indústria a consumir de forma mais inteligente, protegendo o recurso mais precioso do mundo. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo