Serviços

Programa europeu está com inscrições abertas para produtores receberem mentoria de propriedade intelectual

O projeto de cooperação da União Europeia (UE), AL-Invest Verde – Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), lançou o seu primeiro programa de mentoria em propriedade intelectual (PI) para os países do Mercosul o AL-INVmentor. O projeto tem por objetivo apoiar as cadeias de produtos ligadas à origem na utilização das Indicações Geográficas (IG), um direito de propriedade intelectual, como instrumento de valorização e veículo de sustentabilidade. A iniciativa é apoiada por especialistas internacionais em cadeias de valor de origem, bem como no desenvolvimento e reforço das IGs.

 

Segundo Mariano Riccheri Ponferrada, líder do projeto AL-Invest Verde DPI, as Indicações Geográficas valorizam os produtos de origem, mas são também um instrumento importante para a preservação da produção da bioeconomia local e do patrimônio cultural. “Devido à natureza coletiva da gestão territorial envolvida, em que muitos produtores são responsáveis pela ‘construção’ da identidade do produto, podem ser um veículo importante para a promoção de métodos de produção e gestão respeitadores do ambiente.

 

Os produtores interessados devem acessar o site do AL-INVmentor Brasil (https://internationalipcooperation.eu/pt/alinvest-pi/alinvmentor/mercosur/brasil ) e preencher formulário de inscrição (https://9qybgg78.forms.app/al-invmentor-br ). Os selecionados serão anunciados em junho deste ano e receberão apoio no desenvolvimento de planos de melhoria para atuação em mercados internacionais, tais como requisitos relacionados com a estratégia Pacto Ecológico da União Europeia (UE), bem como formação em técnicas de marketing para IGs.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo