Metal Mecânica

Uso de soluções de IoT aumenta em até 19,5% a produção de soja por hectare

O projeto AgroConnect identificou que o uso de soluções de Internet das Coisas (IoT) pode aumentar a produtividade por hectare da soja em 19,45%. A iniciativa foi a primeira concluída no âmbito do BNDES Pilotos IoT, chamada realizada em 2018 para avaliação do uso de soluções tecnológicas de IoT em larga escala em três ambientes reais: cidades, saúde e rural. O estudo, recém-finalizado, foi elaborado por meio de uma parceria entre a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), a Nokia Solutions and Networks, a Algar Farming e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O objetivo do AgroConnect, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  foi o de desenvolver, por meio do teste de diversas tecnologias, uma plataforma integrada de diferentes soluções de IoT para o agronegócio (que envolvem clima, solo, manejo, máquinas, eficiência energética e eficiência hídrica), já disponíveis no mercado. Esse piloto tinha a finalidade de aumentar a qualidade de informações do produtor sobre o cultivo e, consequentemente, gerar ganhos de produtividade e rentabilidade.

O piloto foi realizado nas cinco fazendas do Complexo Gaia, no município de Monte Alegre de Minas (MG), a 82 km de Uberlândia. Ao todo, foram implantadas oito tecnologias IoT para o monitoramento de dados, entre 2019 e 2021, que englobam sensoriamento remoto de lavouras, monitoramento meteorológico, do solo, dos recursos hídricos, das operações agrícolas e de ativos, além de outros dispositivos de agricultura de precisão.

Além do aumento de produtividade de até 19,45% em sacas de soja por hectare frente à média histórica de safras anteriores do complexo, os estudos indicaram também um aumento de 12,50% na porcentagem de acerto da previsão meteorológica e um aumento de 142% na singulação (efeito de tornar uma semente singular, sem falhas ou duplas), dentre outros indicadores.

Os investimentos feitos em equipamentos e serviços de IoT se pagaram já na primeira safra, e os gastos com fornecedores caíram 55% após o segundo ano. “O projeto AgroConnect demonstrou que IoT é o caminho seguro para o desenvolvimento sustentável em todos os setores da economia, principalmente no agronegócio”, comentou José Luis De Souza, presidente executivo da FITec.

O BNDES oferece linhas de crédito que impulsionam a transformação digital da agricultura, tais como o BNDES Finem – Crédito Inovação Direto, o BNDES Finame Máquinas 4.0 e o Inovagro.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo