Vertiv e Modular Data Centers vão fabricar data centers modulares em São Paulo
A Vertiv provedora global de soluções de infraestrutura crítica e continuidade, anunciou no dia 19 de junho sua aliança com a Modular Data Centers, que desenvolve e fabrica data centers modulares com sede no Brasil. Nesta parceria, a Vertiv contribui com soluções de gerenciamento térmico e de energia para infraestrutura crítica, enquanto a Modular entra com sua expertise em projeto, fabricação e integração de data centers pré-fabricados modulares (PFM). Esta aliança já está em vigor no Brasil, no México, no Chile, na Colômbia e no Peru. Os data centers PFM desenvolvidos pela Vertiv e a Modular têm capacidade entre 0,6 a 1,2 kW.
O conhecimento e as soluções da Vertiv e da Modular acelerarão a disseminação na América Latina dos PFMs. Dependendo da configuração, podem ser implementados no cliente em períodos a partir de 30 a 120 dias. Os data centers tradicionais, construídos em alvenaria, levam entre 18 meses e 2 anos para estarem prontos e operando.
Os data centers Modular são produzidos nas plantas de Cotia e Santana do Parnaíba, ambas em São Paulo. A unidade de Santana do Parnaíba estará em operação a partir de julho de 2023 e contará com o dobro da capacidade produtiva da planta de Cotia. Todos os data centers da Modular passam por análises técnicas da entidade certificadora EPI, saindo de fábrica com o selo TIA 942 Rated 3, o padrão global para data centers modulares.
Para Rafael Garrido, vice-presidente da Vertiv América Latina, a aliança com a Modular vem ao encontro dos maiores desafios da região em relação ao projeto e à implementação da infraestrutura crítica essencial para a disseminação da rede 5G e de suas novas aplicações. “O 5G depende da infraestrutura de edge computing para se tornar real. Neste contexto, milhares de novos data centers terão de ser projetados, construídos, testados e implementados em tempo recorde. Cada um desses centros precisará oferecer a mesma resiliência que o mercado espera encontrar em data centers tradicionais. A abordagem da Modular de fast deployment de data centers modulares enfrenta este desafio com escala, inovação e alinhamento às melhores práticas. A Modular e a Vertiv juntas estão transformando a infraestrutura digital da América Latina.”
Na visão de André Loureiro, diretor de Desenvolvimento de Negócios da modular, outro destaque desta parceria é o foco no data center alinhado ao modelo ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “O data center Modular tem um design tecnicamente avançado que oferece consumo de energia reduzido e PUEs agressivas, o que contribui para uma baixa pegada de carbono. Essa visão é compartilhada com a Vertiv, que desenvolve soluções que otimizam o consumo de energia em data centers. A ampla variedade de ofertas flexíveis da Vertiv ser extensa e flexível suporta a nossa criatividade em projetos, nos habilitando a projetar data centers eficientes em diversos tamanhos e capacidades.”
Cada PFM fabricado pela Modular inicia-se na fase consultiva, quando os engenheiros da empresa avaliam, juntamente com o cliente, suas demandas de processamento de dados. A partir daí, e em conjunto com os profissionais da Vertiv, projeta-se um data center plenamente alinhado às melhores práticas do setor. O módulo é um ambiente totalmente digitalizado, da porta de segurança às câmeras CCTV e ao painel elétrico. As duas empresas realizam testes e fazem o comissionamento, num trabalho de colaboração entre os especialistas da Modular e da Vertiv.
Um dos destaques da oferta Modular/Vertiv é a redução do custo total de propriedade (TCO) – estudos da Modular estimam que o custo em longo prazo do data center modular é até 30% menor do que um tradicional, em alvenaria. O fato de o projeto ser ESG contribui para a redução dos gastos com energia. A infraestrutura PFM é projetada para eficiência operacional, reduzindo os custos em comparação com os modelos tradicionais de data center. O design do PFM modular permite que o cliente compre a infraestrutura crítica que precisar, quando precisar. Nos data centers com construção tradicional, o projeto considera o nível mais alto esperado de demanda futura e não a demanda atual. O data center modular permite aos usuários comprar apenas o que precisam agora, e seguir adiante de uma forma escalável.