Metal Mecânica

Firjan mapeia R$ 50 bilhões em investimentos no setor de óleo e gás até 2023

O Rio de Janeiro é o estado que mais produz petróleo no Brasil. Entre 2014 e 2017 sua participação na produção nacional foi de menos 70%, em 2020 a participação foi de 79% e nos primeiros seis meses de 2021, já alcançou 80%. Com isso, o maior polo produtor de petróleo e gás tem mapeados R$ 50 bilhões em investimentos entre 2021 e 2023 em Exploração & Produção (E&P) e Abastecimento. Os dados são do “Anuário do Petróleo no Rio 2021”, publicado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Em sua 6ª edição, o estudo da federação fluminense estima mais de 63 mil empregos no mercado de óleo e gás no período. Lançado no dia 24 de agosto, o documento destaca ainda que as exportações brasileiras de petróleo podem alcançar um volume médio de 3,4 milhões bpd, posicionando o Brasil entre os cinco maiores exportadores de óleo até 2030..

“No mundo, exemplos mostram que é a partir do petróleo que se dará o desenvolvimento de novas energias: recuperação de campos maduros com energia produzida a partir de eólicas offshore”, destaca o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio.

Em um dos artigos do Anuário, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destaca a integração energética das fontes na matriz brasileira e o papel do petróleo. Já a Petrobras, que também contribuiu com a análise, avalia construir uma planta de produção de lubrificantes no polo GasLub, a partir de interligações já existentes de algumas unidades com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Também estuda a construção, em parceria com outros investidores, de uma termoelétrica para geração de energia usando o gás a partir da UPGN, antigo Comperj.

Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso defende que o gás natural deve ser utilizado não apenas como combustível de geração de energia elétrica, “mas também como insumo para a indústria de transformação, como os setores de fertilização, petroquímica e vidro, entre outros.”

O Anuário do Petróleo no Rio 2021 está disponível no endereço

https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/anuario-petroleo-e-gas.htm

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo