Metal Mecânica

25% das pessoas não estão prontas para fazer escolhas de transporte ecologicamente corretas

Um em cada 4 cidadãos globais não está pronto para fazer escolhas de transporte ecologicamente corretas. Isso é particularmente notável nos EUA, onde mais da metade dos entrevistados nas zonas rurais afirmaram não estarem preparados para a mudança, de acordo com pesquisa que mede o desejo por mudanças nos hábitos de mobilidade dos entrevistados em cinco países (Brasil, França, Índia, Marrocos, Estados Unidos). A pesquisa foi realizada pelo YouGov, em parceria com o Freedom of Mobility Forum.

 

Embora 3 em cada 4 indivíduos estejam se preparando para opções mais ecológicas, menos de 10% já fizeram mudanças profundas, sinalizando apenas começa o movimento paraa acelerar para mudanças maiores no futuro.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 cidadãos estão dispostos a abandonar o transporte em que há “apenas um motorista”. Mas o entusiasmo varia dependendo do local, com Índia, Brasil e Marrocos liderando o caminho. Isso se compara a 50% ou menos de disposição nos mercados mais consolidados – um fator que cai para 28% nas áreas rurais dos EUA, onde o transporte coletivo pode estar menos disponível.

 

Sobre quem lidera a revolução “verde”, a pesquisa indica que a liderança está nas mãos de legisladores e cidadãos, com as empresas logo depois, exceto nos EUA.

 

O  poder das novas gerações não deve ser negligenciado. 1 em cada 4 cidadãos globais acredita que detém a chave para um futuro verde, com um número significativo de 40% na Índia acreditando que pode liderar a mudança.

 

“Embora os jovens provavelmente sejam influentes na promoção de mudanças para transportes mais ecológicos, as suas ações ainda não são significativamente mais tangíveis do que o resto da população”, dizAlexandre Devineau, general manager da YouGov. “As suas escolhas – e a dinâmica resultante delas – terão uma forte influência nos desafios de transporte que precisarão ser enfrentados em todo o mundo.”

 

A pesquisa realizada em janeiro de 2024 e atingiu 5.095 entrevistados (cerca de 1.000 por país, representando a população nacional com mais de 18 anos).

 

Concebido pela Stellantis, o Freedom of Mobility Forum, realizado no dia 3 de abril, é um fórum aberto para o público ouvir uma variedade de perspectivas conforme a sociedade enfrenta os desafios de mobilidade do futuro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo