365 dias de soluções
Marco Basso (*)
As oportunidades se renovam 365 dias por ano para todo mundo, inclusive o corporativo: grandes marcas se esforçam para serem lembradas pelo consumidor e preferidas pelo público-alvo. Nos 365 dias de 2018, a economia mundial tem o crescimento estimado em 3,1% e o Brasil deve ter uma alta de 2,9% no Produto Interno Bruto. Momento de boas expectativas, hora de investir em inovação, personalizar os serviços e de apostar nos dias que vem pela frente.
Como promotores de negócios, nossa missão é olhar para esse cenário e investir em ações que possam potencializar ainda mais os resultados de nossos clientes. É por isso que estamos fortalecendo este ano uma estratégia, iniciada em 2015, que é a de impulsionar os resultados das entregas físicas das feiras com todas as sinergias oferecidas pelo ambiente digital.
Essa técnica, focada em conectar pessoas e marcas antes, durante e depois dos eventos, vem sendo fortalecida pela mudança do comportamento coletivo com o avanço do mundo digital. Hoje, o brasileiro já gasta, diariamente, mais de três horas e meia consumindo conteúdo e informação na internet; 77% da população curte ou segue uma página de uma empresa; e mais importante ainda, principalmente para as feiras de negócios: 91% das pesquisas de compra são iniciadas na internet antes de evoluírem no mundo real.
Na prática, essa transformação da feira tradicional em um ambiente de oportunidades de negócios e relacionamentos também digitais, estende a influência dos eventos no calendário das empresas, que agora podem contar com novas oportunidades 365 dias por ano. E ela já é uma realidade para empresários que participam de eventos como Agrishow, Fispal Food Service, Feimec, Fispal Tecnologia e ForMóbile, e para as outras 15 feiras que fazem parte do portfólio da Informa Exhibitions.
E a parte importante é que esta nova estratégia é baseada em uma relação de ganhos múltiplos para todos os elos dos mercados em que trabalhamos. Ganham os expositores, que podem se posicionar e buscar constantemente novos clientes, ganham os visitantes, que passam a encontrar mais soluções e informações em nossos canais de conteúdo, e ganha a economia brasileira, impulsionada pela constante evolução dos segmentos de mercado.
Não dá para ficar inerte diante da era digital ou pensar que é só uma fase. Inovar constantemente é a principal missão que as empresas devem ter em seus caminhos para os próximos anos.
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(*) O autor é presidente da Informa Exhibitions Latin America.