Mercado global de semicondutores automotivos deverá ultrapassar US$ 88 bilhões até 2027
O mercado global de semicondutores automotivos está a caminho de ultrapassar US$ 88 bilhões até 2027, impulsionado pela crescente demanda por chips de computação de alto desempenho (HPC), unidades de processamento gráfico (GPUs), chips de radar e sensores laser. Este crescimento é alimentado pela crescente adoção do sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS), veículos eletrônicos (EVs) e Internet de Veículos (IoV), trazendo novas oportunidades de crescimento para o setor de semicondutores automotivos, de acordo com um relatório recente intitulado “Worldwide Competitive Landscape of Automotive Semiconductor”, da IDC.
A IDC prevê que à medida que o valor dos semicondutores por veículo continua a aumentar, as empresas de semicondutores vão se tornar cada vez mais críticas para a cadeia de abastecimento automotivo.
Empresas líderes de semicondutores como Infineon, NXP, STMicroelectronics, Texas Instruments (TI) e Renesas Electronics estão investindo pesadamente no desenvolvimento de soluções para microcontroladores de próxima geração, sistemas em um chip (SoC) e radares de alta resolução. Para atender às necessidades dos automóveis de maior volume, maior desempenho e maior segurança de semicondutores, eles aprimoram continuamente ADAS, sistemas de direção autônoma e recursos de cockpit e rede e integram unidades de controle eletrônico (ECUs) complexas e tecnologia de fusão de sensores.
.
De acordo com o relatório recentemente divulgado pela IDC, os cinco principais fornecedores no mercado de semicondutores automotivos capturaram mais de 50% da participação de mercado em 2023. A Infineon liderou o mercado com uma participação de 13,9%; foi seguida pela NXP e STMicroelectronics, com participação de mercado de 10,8% e 10,4%, respectivamente; TI e Renesas Electronics também demonstraram forte desempenho, respondendo por 8,6% e 6,8%, respectivamente, da participação total.
Através de inovação tecnológica contínua, aquisições estratégicas, sistemas de fornecimento robustos e estreita cooperação com fabricantes de equipamentos originais automotivos (OEMs), a Infineon elevou consistentemente sua posição de mercado na área de eletrônica de potência e sistemas de controle avançados, estabelecendo-se como líder no setor de semicondutores de potência.
A NXP possui profundo conhecimento em tecnologias de comunicação e segurança veículo-para-tudo (V2X) e inova e itera continuamente. É pioneira neste campo como fornecedor de soluções abrangentes de produtos através de estreita cooperação com OEMs automotivos e fornecedores tier1.
A STMicroelectronics oferece soluções inovadoras para a indústria automotiva em virtude de sua especialização em sistemas microeletromecânicos (MEMS) e semicondutores de potência.
A TI, com uma ampla variedade de chips analógicos e soluções embarcadas, oferece portfólios de produtos que atendem às necessidades dos clientes. Também possui um sistema robusto de gestão da cadeia de suprimentos e de gestão da qualidade do produto para apoiá-lo.
A Renesas Electronics oferece uma coleção abrangente de microprocessadores e SoCs para garantir segurança funcional e confiabilidade. Entretanto, emprega aquisições estratégicas e cooperação para manter a sua liderança na indústria.