Eletrônica e Informática

A Rohde & Schwarz impulsiona pesquisas iniciais de 6G e sub-THz com novas soluções

Para apoiar pesquisas pioneiras em ondas milimétricas e sub-THz, a Rohde & Schwarz continua a lançar soluções avançadas de teste e medição de RF. Três produtos adicionais adaptados para aplicações de banda W e D foram apresentados no EuMW 2023, realizado em setembro, em Berlim: o novo gerador de sinal vetorial IF de banda larga R&S SFI100A, o sensor de potência térmica R&S NRP170TWG e os front-ends R&S FE110ST/SR TX/RX. Todos os três permitem que os pesquisadores caracterizem dispositivos e circuitos para comunicações móveis além de 5G e 6G, bem como para as novas aplicações de detecção e radar automotivo de amanhã.

 

Os novos instrumentos complementam perfeitamente as soluções de teste de RF de ponta existentes para aplicações na banda W (75 GHz a 110 GHz) e banda D (110 GHz a 170 GHz) e atendem às necessidades iniciais de testes sub-THz para pesquisas além de 5G e 6G.

 

A Rohde & Schwarz fez uma primeira demonstração do novo gerador de sinal vetorial IF de banda larga R&S SFI100A, desenvolvido para atender às necessidades de largura de banda para aplicações exigentes, como pesquisas iniciais de 6G, backhaul sem fio de alta capacidade, acesso sem fio fixo, detecção e radar automotivo. O instrumento compacto e fácil de usar possui uma ampla largura de banda de modulação de RF de até 10 GHz e gera sinais IF totalmente calibrados. O R&S SFI100A se conecta perfeitamente com um front-end de conversão ascendente R&S FExxxST para cobrir diferentes faixas de frequência e fornecer controle total do front-end, permitindo que a solução atue como um único instrumento. Além da interface IF, o R&S SFI100A também possui saídas IQ analógicas, ideais para geração de sinal de banda larga na banda base.

 

A Rohde & Schwarz apresentou o R&S SFI100A combinado com o analisador de sinal e espectro R&S FSW50 e os front-ends R&S FE170ST/SR TX/RX para conversão ascendente e descendente de sinais, e o novo sensor de potência térmica R&S NRP170TWG para a banda D. Juntos, os instrumentos são uma solução de teste de comunicação de banda D de banda larga completa e simplificada.

 

SENSOR DE POTÊNCIA TÉRMICA – O novo R&S NRP170TWG(N) amplia o portfólio de sensores de potência de RF térmicos da Rohde & Schwarz para incluir a medição precisa de níveis de potência na faixa de frequência de 110 GHz a 170 GHz. Os sensores vêm em dois modelos; o R&S NRP170TWG (conectado via USB) e o R&S NRP170TWGN (conectado via USB e LAN) e serão os únicos sensores de potência plug & play no mercado para medições de banda D. Os destaques das especificações incluem uma faixa dinâmica de -35 dBm a +20 dBm, excepcional desempenho e excelente correspondência de impedância. Os sensores de potência térmica serão os mais rápidos e os únicos sensores de potência de RF do mercado para a banda D que atendem aos requisitos de produção em massa. Eles são totalmente compatíveis com outras soluções de teste de banda D da Rohde & Schwarz.

 

FRONT-ENDS – Os novos front-ends R&S FE110ST/SR TX/RX ampliam a faixa de frequência das fontes de sinal da Rohde & Schwarz, como o gerador de sinal vetorial R&S SMW200A ou o novo gerador de sinal vetorial de banda larga IF R&S SFI100A, bem como o analisador de espectro e sinal R&S FSW para cobrir a banda W (75 GHz a 110 GHz). Eles complementam o portfólio da empresa de front-ends fáceis de montar. Na EuMW, foi apresentado em uma configuração de medições multiportas em combinação com o gerador de sinal vetorial R&S SMW200A e o osciloscópio R&S RTP.

 

As três últimas adições ao portfólio de testes de ondas milimétricas e sub-THz para aplicações de banda W e banda D; o R&S SFI100A, o R&S NRP170TWG e o R&S FE110ST/SR estarão disponíveis em breve na Rohde & Schwarz. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios