Eletrônica e Informática

ABDI e parceiros vão incentivar uso de 5G industrial na Zona Franca de Manaus

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Ligga e o Parque Tecnológico São José dos Campos, vai distribuir CPEs (Customer Premises Equipment Device) para todas as 400 indústrias instaladas no Distrito 1, do Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa tem como objetivo desenvolver casos de uso de 5G nas fábricas, com a utilização da tecnologia FWA (Fixed Wireless Access), impactando, principalmente, a produtividade da indústria, do comércio e dos serviços na região.

 

Com o intuito de tornar as indústrias mais competitivas e inseri-las na economia digital, o presidente da ABDI, Igor Calvet, fez a entrega simbólica de três equipamentos CPE ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, como forma de firmar o compromisso com as empresas da Zona Franca de Manaus. Os equipamentos farão a conexão com redes que funcionarão na frequência de 3,5 Ghz (o chamado “5G puro”), com infraestrutura da Nokia e operadas pela Ligga.

 

A intenção é testar a tecnologia em ambientes industriais e, em seguida, usar essas experiências como forma de estimular a adoção por outras fábricas. “Os empresários precisam conhecer mais sobre a aplicação de novas tecnologias que ganham cada vez mais espaço com o 5G. A maioria das empresas ainda não conhece os benefícios e o potencial da conectividade para aumentar a produtividade e a eficiência, reduzir custos e aumentar a segurança dos processos industriais”, ressaltou Calvet.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo