Metal Mecânica

Aço Verde, primeira no mundo a produzir aço carbono neutro, é autorizada a fazer emissão de títulos

A primeira siderúrgica do mundo a produzir aço carbono neutro, Aço Verde do Brasil, localizada em Açailândia (MA), faz parte do Grupo Ferroeste, e está em processo de ampliação e investimento na produção de aços longos.

A empresa registrou no primeiro semestre de 2021 aumento de 138% na receita líquida, em comparação com o mesmo período de 2020. O crescimento previsto para 2022, cerca de R$ 3 bilhões de receita, também está alinhado aos recentes investimentos industriais da empresa. Neste ano, entrou em operação o segundo alto-forno, aumentando a capacidade de produção para 600 toneladas.

Agora, a empresa recebeu da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) a autorização para emissão de títulos, após o registro na categoria “B”.  O registro permite a oferta de títulos de dívidas, exceto ações. “Esse é um primeiro passo para a empresa que está, a cada ano, fortalecendo a governança corporativa e aproximação com o mercado. O retorno positivo da CVM demonstra que estamos realizando esse trabalho de forma transparente e sustentável, visando crescimento da empresa, investidores e stakeholders”, pontua Gustavo Bcheche, diretor financeiro e de relação com investidores da AVB.

A Aço Verde do Brasil utiliza a rota de produção de aço integrada à base de carvão vegetal reflorestado, que possui emissão zero de carbono no lugar no coque (carvão mineral). Além de outras tecnologias, como o reúso dos gases de processo, para eliminar a utilização de combustíveis fósseis, e a reutilização dos resíduos do processo.

Essas ações levaram a AVB a ser a única indústria brasileira premiada no Global Metals Awards 2021, que reconhece as melhores iniciativas e investimentos na indústria de metais em 16 categorias. AVB conquistou o prêmio Revelação ESG. Concorriam na mesma categoria outras 11 indústrias, entre elas Alcoa, JLW Steel, Rio Tinto e Posco.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo