Action amplia linha com servomotores de maior potência
A Action Technology, sediada em Indiaituba (SP), experimentou um mercado animado, com perspectiva de crescimento da economia no primeiro trimestre. “Mas depois deu uma paradinha”, diz o diretor da empresa Walmir Bortoletto. “Vamos ver se a feira ajuda”, complementou o executivo em seu estande na Expomafe.
De acordo com o executivo, os projetos começaram a ser desengavetados durante o primeiro trimestre, mas depois, especialmente os maiores, foram suspensos ou adiados. “O investimento é maior onde se encontram gargalos de linha. Mas não temos feito grandes automações”, afirma.
O tipo de produtos com os quais a Action trabalha não costuma ser vendido imediatamente. “Se o cliente conhecer hoje, não vai comprar hoje”, afirma o executivo, frisando que normalmente o cliente necessita de software, de suporte. “O cliente precisa conhecer o produto”, explica, acrescentando que vendas imediatas podem acontecer eventualmente com produtos mais simples, como motores de passo.
Porém se o cliente da Action necessitar de um controlador lógico programável (CLP) ou de interface homem-máquina, ele terá de aprender a lidar com o software da companhia, que é bastante amigável.
Na Expomafe, a Action destacou a ampliação da linha de servomotores, que antes só ia até 2 kW e agora vai até 5,5 kW. “Hoje conseguimos atender máquinas maiores, como dobradeiras de dobradeiras de chapas, tubos”, explica Walmir Bortoletto, acrescentando que a linha começa com 400 W.
Atualmente, os segmentos que mais vem adquirindo soluções de automação da Action, são os de fabricantes de máquinas etiquetadoras, máquinas para embalagem, router CNC entre outros.
Os produtos da Action são projetados e especificados pela própria empresa e produzidos por parceiros em países como China Taiwan e Coreia do Sul, para chegar ao cliente com preços competitivos. A assistência técnica e suporte ao cliente é responsabilidade da Action.