Metal Mecânica

Adaptar equipamentos eletroeletrônicos não originais às motocicletas traz riscos

As motocicletas têm se tornado plataformas para uma série de novos acessórios e funcionalidades que antes eram exclusividade dos automóveis. Porém, segundo Fábio Peluso, gerente Nacional de Vendas da Clarios/Baterias Heliar, a adaptação de equipamentos elétricos/eletrônicos não originais podem trazer riscos ao funcionamento e à segurança das motos.

 

Peluso explica que, embora existam no mercado carregadores de celular e outros acessórios que podem ser conectados diretamente à bateria da moto, a recomendação da Baterias Heliar é clara: “Como fabricante das baterias, não recomendamos instalar nenhum consumidor elétrico que não seja original de montadora.”

 

DANOS – Conectar equipamentos adicionais diretamente à bateria da moto pode causar danos ao sistema elétrico, que não foi projetado para suportar demandas extras de energia. Além disso, esses equipamentos impactam negativamente na vida útil da bateria.

O gerente explica que as motos, em geral, possuem uma capacidade e balanço de energia calculada às necessidades originais da montadora. Quando um equipamento original é substituído ou quando são adicionados novos acessórios, a energia gerada pela moto pode não ser suficiente para suportar as novas demandas de energia e ao mesmo tempo recarregar a bateria adequadamente. “Esses equipamentos começam a consumir grande parte da energia gerada na moto limitando a capacidade de recarga da bateria, reduzindo assim sua vida útil”, destaca Fábio Peluso.

 

A adição de novos equipamentos muitas vezes resultam em falsos diagnósticos de problemas referente ao sistema elétrico das motocicletas e de sua bateria. No entanto, o gerente esclarece que o problema pode estar nesta nova demanda excessiva, criada pelos acessórios fora da especificação original.

 

OUTROS EQUIPAMENTOS – Além dos carregadores de celular, o gerente aponta outros exemplos de acessórios elétricos, como caixas de som de alta potência integradas aos retrovisores e rastreadores. “Esses dispositivos, principalmente quando utilizados com a moto desligada, demandam uma quantidade de energia excessiva da bateria a qual não foi projetada para fornecer, podendo assim causar rápida descarga e possíveis defeitos não procedentes em garantia”, explica Peluso.

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL -Para os motociclistas que desejam instalar novos equipamentos, a melhor dica é procurar um eletricista de confiança para adequar o sistema elétrico da moto. As novas tecnologias continuam a evoluir, trazendo conveniências como sistemas de GPS, integração com celulares e câmeras, e até funcionalidades start-stop.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo