Altus lança controlador programável para atender demandas da Indústria 4.0
A Altus lança o Nexto Xpress, primeiro monobloco com E/S integrados da Série Nexto de controladores programáveis. Voltada para os mercados de máquinas e pequenos processos, a nova plataforma tecnológica chega como uma solução completa para as aplicações mais modernas, entregando desempenho e alta conectividade com um excelente custo benefício para as demandas da Indústria 4.0.
O novo produto traz três opções de modelos que se diferenciam em número de pontos: XP300, XP315 e XP325. Todos contam com 16 entradas digitais, 16 saídas digitais a transistor, uma porta Ethernet e outra Serial padrão RS-485, porém, a versão XP315 ainda possui 2 entradas analógicas RTD de dois e três fios e 5 entradas analógicas para tensão e corrente. Já o XP325, modelo mais completo da linha, conta com todos estes recursos acrescidos de 4 saídas analógicas e conexão do tipo CANOpen Master.
Projetada para atender às demandas de ambientes altamente conectados, a solução conta com suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, o que lhe permite interagir com dispositivos inteligentes, como conversores de mídia, leitores de código de barra, modems de comunicação sem fio e dispositivos de armazenamento de dados. Além de protocolos baseados em Ethernet, como MODBUS TCP Cliente/Servidor, OPC DA e OPC UA, os produtos Xpress ainda contam com interface de comunicação USB e com os padrões MODBUS RTU e CANOpen.
Com design compacto (212,5 x 90,1 x 32,2 mm) e alimentação 24 Vdc, a solução Xpress é ideal para o controle embarcado de máquinas e aplicações de pequeno porte. Seu processador ARM 32 bits, aliado ao relógio de tempo real (RTC) e a alta densidade de pontos de E/S digitais e analógicos de múltiplo propósito (tensão, corrente e temperatura) dão à solução uma elevada capacidade de processamento, precisão e agilidade na aquisição de dados. Estas características colocam os equipamentos como a solução indicada para dar mais velocidade e economia no controle das mais variadas máquinas do mercado, como rotuladoras, sopradoras, lavadoras, injetoras, ensacadoras, moedores, prensas, entre outras.
Os produtos da linha também possuem saídas digitais com suporte de 1,5 A por canal (12 A no máximo) e entradas analógicas com resolução 12 bits e atualização de todos os canais em menos de um milissegundo, um dos mais rápidos do mercado. Esta profusão de recursos dá à plataforma a capacidade de controlar sistemas um pouco maiores, como os encontrados em projetos dos segmentos de automação predial e saneamento. A precisão no controle de variáveis possibilita que o Nexto Xpress atue tanto em estações de bombeamento e controle de nível de reservatório, quanto no controle de iluminação e climatização, supervisão de processos, transportadoras e controle de acesso.
Assim como os demais membros da família Nexto, os equipamentos Xpress operam através da plataforma tecnológica Codesys e são configurados via MasterTool IEC XE, software gratuito de programação da série com escalabilidade para projetos de micro a grande porte. Os equipamentos ainda têm LEDs para indicação de estado e diagnósticos, montagem em trilho DIN e conectores extraíveis.
Fonte: Ipesi