Metal Mecânica

App agiliza busca de motores e processo de manutenção

Um grande desafio é lidar com a manutenção industrial e a rastreabilidade de peças e equipamentos em toda a extensão de uma fábrica, além de identificar o momento de trocas necessárias. Pensando nas dificuldades que esse processo traz ao dia a dia, a engenheira de produção mecânica e analista de Planejamento de Manutenção da Ibema, Nathalia Aparecida Costa, inovou e criou o aplicativo “Estoque Motor”. O app permite saber a localização exata de cada motor da unidade produtiva – são mais de 150 motores utilizados na planta da Ibema de Embu das Artes (SP) – mesmo aqueles com peças que não são vistas por ninguém, mas que não podem faltar nem falhar. Na empreitada, a engenheira contou com o apoio e participação dos colegas Pedro Sukadolnik, Amanda Goulart, José Amâncio, Sérgio Gomes e Paulo Lange.

“Há pouco tempo, tivemos um episódio em que era necessário utilizar um motor reserva. Por meio do aplicativo, foi possível rastreá-lo, e uma busca que antes levaria de 2 a 3 horas levou apenas 15 minutos”, comemora. No geral, ela calcula em 90% o ganho de tempo com o uso do aplicativo.

A novidade também deixou todos mais seguros. “Um mesmo motor pode ser usado em várias posições, e, quando há a necessidade de manutenção em uma delas, precisamos conhecer esse histórico, saber quando e onde foi reparado e onde foi armazenado no retorno”, explica Nathalia. Tudo isso ficou mais fácil com o seu aplicativo, criado de forma inventiva e simples.

Antes, a busca por equipamentos era feita manualmente, por meio da conferência da plaqueta de identificação. Agora, existe um código de barras que identifica cada motor, uma espécie de “CPF” do equipamento. “O aplicativo faz a leitura e informa onde ele está, mostra as datas em que foi reparado, em qual oficina ou depósito está armazenado atualmente, ou em que posição da máquina se encontra em operação.”

Manter o histórico dos equipamentos e saber tudo que “aconteceu em sua vida” é algo difícil de encontrar numa indústria, e o objetivo é monitorar e proporcionar um aumento na vida útil das peças usadas pela Ibema. Isso porque um motor pode ser reparado de cinco a seis vezes em retíficas para, por fim, ser descartado, quando necessário.

Essa facilidade de acesso ao histórico dos equipamentos ajuda na tomada de decisões para a estratégia da manutenção, pois torna possível monitorar todos os motores da planta, visando aumentar a competitividade da indústria em relação a seus ativos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo