Eletrônica e Informática

Atuar em imóveis inundados com instalações de geração de energia solar exige cuidados

É preciso atuar com segurança em áreas alagadas com residências, estabelecimentos comerciais ou industriais, que possuem instalações de geração de energia fotovoltaica própria. O tema ganha mais relevância nesse momento em que o Rio Grande Sul, que sofre uma das maiores tragédias climáticas já registradas. “A área dos módulos fotovoltaicos pode ser um local perigoso para resgate em enchentes”, afirma Christine Gomes, responsável pela área de produtos da Chint Power Brasil.

 

Christine Gomes dá algumas orientações para que a atuação seja feita de forma segura:

 

Durante o resgate – Para evitar um risco de choque elétrico e garantir a sua segurança e dos socorristas durante uma enchente, mantenha distância dos módulos fotovoltaicos, inversores, quadros elétricos, disjuntores e cabos. Nunca tente desconectar esses equipamentos submersos ou molhados.

 

Ao entrar no imóvel após a enchente – Não religar o sistema imediatamente até que seja avaliado por um serviço técnico especializado. O técnico irá garantir que o sistema esteja seco suficiente e seguro para ser religado. Em nenhuma hipótese tente religar o sistema sob o risco de choques elétricos fatais.

 

Imóveis em locais com risco de enchente – Caso o imóvel ainda não tenha sido inundado, mas apresente risco de entrada de água, o ideal é desligar o sistema como um todo, desde a entrada de energia da residência, incluindo o inversor, o disjuntor e as chaves CA e CC, para evitar curto-circuito. É importante também encontrar um lugar alto para acomodar o inversor e demais componentes, evitando o contato com a água.

 

As recomendações mencionadas, frisa Christine Gomes,  só devem acontecer caso haja tempo suficiente para a realização e posterior evacuação do local. Em caso de um alerta de enchente, com subida rápida do nível de água, a prioridade é a preservação da vida e a saída do local imediatamente.

 

A Chint Power é uma fabricante chinesa com mais de 1 milhão de inversores fotovoltaicos instalados. O inversor fotovoltaico, item indispensável no sistema de energia solar, é um conversor elétrico que transforma a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua em corrente alternada para residências, comércios e indústrias. No Brasil, comercializa produtos como inversores string, medidores inteligentes, sistema de armazenamento e skid pré-instalado para usina solo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo