Eletrônica e Informática

BeaglePlay faz da construção de computadores uma atividade divertida e colaborativa

A BeagleBoard.org  Foundation acaba de lançar globalmente a BeaglePlay, plataforma de desempenho de código aberto adaptável do mercado. Baseada na comprovada abordagem Linux de código aberto, a BeaglePlay tem uma série de recursos que incluem conectividade embutida com fio e sem fio e a capacidade de se conectar a uma ampla seleção de sistemas de prototipagem e sensores com milhares de opções, bem como interfaces e desempenho de processamento para apoiá-los.

 

A Fundação BeagleBoard.org é uma corporação sem fins lucrativos,  com sede em Michigan, EUA, que existe para fornecer educação e colaboração em torno do design e uso de software e hardware de código aberto em computação incorporada. A comunidade BeagleBoard.org colabora no desenvolvimento de soluções de computação física de código aberto, incluindo robótica, ferramentas de fabricação pessoal, como impressoras 3D e cortadoras a laser, e outros tipos de controles industriais e de máquinas.

 

A plataforma BeaglePlay aproveita o processador Texas Instruments AM625 com cores quádruplos Arm Cortex-A53 de 64 bits, subsistemas microcontroladores de baixa latência, o exclusivo MCU CC1352P7 de sub-1 GHz e 2.4-GHz sem fio Texas Instruments SimpleLink e o módulo WL1807MOD Wi-Fi Texas Instruments WiLink. Usuários novos e experientes podem usar uma grande variedade de bibliotecas de aplicativos e exemplos da Linux, Zephyr, MicroPython e várias outras estruturas de código aberto para adicionar uma infinidade de sensores, acionadores, indicadores e novas opções de conectividade.

 

O software da BeaglePlay contém uma imagem BeagleBoard.org Debian Linux customizada com área de trabalho pré-instalada, junto com recursos como ponto de acesso via Wi-Fi e a funcionalidade de gateway BeagleConnect, dando apoio a opções de desenvolvimento rápidas e flexíveis.

 

A plataforma permite construir aplicações de desenvolvimento, incluindo: interface industrial homem-máquina (IHM); automação de ponto de venda e varejo; sistemas de nuvem de pontos 3D; análise de visão; infraestrutura de veículo e drone; sistemas de exibição 3D reconfiguráveis; equipamento médico; prédios inteligentes e IA de borda; infraestrutura web3 distribuída etc.

 

O conjunto de recursos da BeaglePlay permite conectividade com ampla seleção de sistemas de prototipagem e sensores, bem como interfaces com memória e desempenho de processamento em uma solução de baixo custo:

 

“A BeaglePlay é um lançamento empolgante da família BeagleBoard.org e permitirá que os protótipos de milhares de aplicações sejam desenvolvidos mais rápido do que nunca”, afirma Christine Long, CEO da BeagleBoard.org Foundation. “Com esse preço de venda extremamente competitivo e com a facilidade de uso, o trabalho de mais desenvolvedores se tornará diversão”, complementa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo