Metal Mecânica

Beckhoff é membro fundador da Fundação Gaia-X

A iniciativa de ambiente para dados, dirigida pela organização internacional sem fins lucrativos Gaia-X Foundation, sediada em Bruxelas, na Bélgica, visa alcançar uma infraestrutura de dados segura e confiável e, portanto, a soberania digital da Europa. Em sua base há um grupo diversificado de empresas, instituições e associações europeias, estando também aberta a outros membros em potencial. O objetivo é refinar e expandir cenários de casos de uso e criar uma organização e implementações iniciais em projetos financiados.

 

Dentro da iniciativa Gaia-X já há mais de 170 participantes e mais de 150 organizações da França e Alemanha, incluindo outros da Finlândia, Itália, Holanda, Suécia, Suíça e Espanha que já colaboraram em duas amplas linhas de trabalho temáticas. Os domínios de usuário representados são energia, assistência médica, Indústria 4.0/PMEs, mobilidade, infraestrutura e administração pública, bem como moradias inteligentes, finanças e agricultura. Agora, 22 empresas e organizações da França e Alemanha – incluindo a Beckhoff Automation GmbH & Co. KG, Verl – deram outro grande passo em direção a uma infraestrutura digital europeia com o estabelecimento da Fundação Gaia-X. Sua estrutura tratará de endereçamento, disponibilidade de dados, interoperabilidade, portabilidade, transparência e participação equitativa.

 

O trabalho em domínios e grupos de trabalho específicos deu origem à ideia de uma camada utilizável com um conjunto de funcionalidades básicas para um ambiente de dados europeu. A Beckhoff participou ativamente desse processo, principalmente no grupo de trabalho Indústria 4.0/PME e na coordenação de todos os patrocinadores de domínio com os fornecedores da infraestrutura do projeto.

 

“Muitos dos princípios do Gaia-X coincidem com a nossa filosofia de uma tecnologia de comunicação e ambientes de dados continuamente expansíveis, abertos e perfeitamente adaptáveis para os usuários”, afirma Gerd Hoppe, do Gerenciamento Corporativo da Beckhoff.

 

A Gaia-X é baseada em vários princípios para garantir o mais alto nível possível de orientação ao cliente:

 

–  identificação simples e estruturada universal e fortalecimento da confiança entre os participantes da troca de dados

–  soberania de dados de todos os participantes ao longo da cadeia de valor

 

–  classes de proteção idênticas para dados e serviços

 

–  abertura à adaptação por todos os participantes do mercado

 

–  implementação híbrida de dados e serviços (centralizada,

descentralizada, baseada na nuvem, no local, baseada na borda)

 

–  livre escolha do nível de proteção de dados, legislação e geografia para dados e serviços.

 

Hoppe confirma a grande importância da orientação ao cliente. “Em inúmeras discussões com clientes e organizações, a necessidade de um ecossistema de dados europeu utilizável em conjunto se tornou e está se tornando cada vez mais clara. O fator decisivo aqui é que isso pode ser usado por todos os provedores e usuários de infraestrutura em um domínio de aplicação e além dos limites do domínio. Além disso, padrões individuais e específicos de domínios devem ser adotados para a IoT, nuvem, ambiente de aceitação mais rápida possível no mercado. Nesse ponto, a Gaia-X tem um grande potencial para evitar incompatibilidades com estruturas de comunicação abertas”, encerra.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo