Metal Mecânica

Betoneira de aço inox verde apresenta desempenho superior

A Aperam South America tem desenvolvido produtos em aço inox que não apenas melhoram o desempenho operacional dos negócios de seus clientes, como também se alinham ao que a nova economia exige: materiais mais leves e de melhor performance, reduzindo a quantidade de matéria-prima usada no processo produtivo.

Um desses produtos de ponta é uma betoneira ultraleve em aço inox verde. De acordo com o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo Porto, o aço inox assegura um menor desgaste das chapas do balão da betoneira, permitindo a redução de sua espessura e com isso a diminuição do peso do equipamento. “A capacidade de carga de um caminhão é em função de seu peso inicial. Então, se diminuímos o peso do caminhão vazio, usando o aço inox verde Aperam, aumentamos sua capacidade de carga”, explica Porto.

Ele acrescenta que, dessa forma, a betoneira de 8 metros cúbicos e 4 eixos passa a atender a Lei da Balança, que determina o peso máximo por eixo, mesmo com lotação máxima. “É uma grande inovação da Aperam. O novo equipamento preserva o pavimento das ruas e avenidas e aumenta a segurança do transporte de concreto”, diz ele.

Isso ocorre porque os caminhões convencionais são feitos de aço ao carbono comum. Como o inox é mais resistente ao desgaste, permite a utilização de chapas mais finas e, consequentemente, deixam o equipamento mais leve.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo