Metal Mecânica

BHP fortalece parceria com grupo chinês HBIS com foco em descarbonização na produção de aço

A BHP assinou um acordo com a chinesa HBIS Group, uma das maiores siderúrgicas do mundo, para testar a produção de ferro reduzido direto (DRI, na sigla em inglês) e a utilização de minérios de ferro da BHP em misturas, além de progredir em um teste separado de estágio 2 de granulação aprimorada visando reduzir as emissões de carbono do alto-forno (BF, em inglês).

 

Para apoiar o desenvolvimento de caminhos elétricos alternativos de produção de aço para uma gama mais ampla de minérios de ferro, sob este novo acordo, as partes pretendem testar a produção de DRI em escala comercial usando minérios de ferro BHP em misturas na recém-comissionada planta da HBIS e depois avaliar o desempenho do DRI nas etapas posteriores da siderurgia. A planta utiliza subprodutos de gás ricos em hidrogênio na siderurgia para converter o minério em um produto de ferro metálico que é posteriormente refinado para produzir aço.

 

Além disso, o teste de estágio 2 de granulados aprimorados se concentrará na rota de produção de aço BF existente, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono aumentando o uso de granulados de carga direta e reduzindo a necessidade de carga aglomerada que requer energia de combustível fóssil.

 

O mais recente acordo de colaboração da BHP com a HBIS aproveitará o investimento de até US$ 15 milhões ao longo de três anos proposto pelas duas companhias em um memorando de entendimento anterior assinado em 2021. “O Grupo HBIS é um parceiro importante da BHP e um líder do setor na avaliação e demonstração de uma série de caminhos potenciais para reduzir os gases de efeito estufa (GEE) na produção de aço”, disse o CEO da BHP, Mike Henry.

 

O trabalho da BHP com clientes como o Grupo HBIS, juntamente com as ações próprias, visa acelerar o progresso na redução das emissões de GEE ao longo da cadeia de valor. “Estou muito satisfeita em ampliar nossa parceria existente com o Grupo HBIS, uma importante siderúrgica consumidora dos minérios de ferro de alta qualidade da BHP, oriundos de Pilbara”, comentou a diretora comercial da BHP, Vandita Pant.

 

“O ferro reduzido direto é um elemento importante no caminho da BHP para a produção de aço com emissões quase nulas e na jornada de descarbonização da indústria siderúrgica. As empresas ainda colaboram no desenvolvimento de fornos elétricos de fundição (ESF), e esperamos que os resultados forneçam caminhos para reduzir as emissões de carbono da produção de aço usando produtos da BHP”, concluiu Pant.

 

Este novo acordo expande os fluxos de trabalho estabelecidos no memorando de entendimento de 2021 entre as partes e os procedimentos anunciados desde então: trabalho de pesquisa e desenvolvimento de Fase 1 anunciado em 2022 – em conjunto com a HBIS e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, um teste avançado de fase 1 aprimorado recentemente e concluído em uma das fábricas da HBIS na província de Hebei, e os testes piloto CCUS mais recentes anunciados em março deste ano.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo