Eletrônica e Informática

Biopark e T2I Group anunciam parceria com foco em negócios tecnológicos e inovadores

O impulso trazido com o Biopark tem contribuído para que o ecossistema de inovação do Oeste do Paraná se consolide cada vez mais. Agora, o T2I Group une-se ao Parque para trazer para a região o que há de mais relevante no cenário global em tecnologia e inovação, principalmente em inteligência artificial, processamento quântico e robótica aplicados à educação, agronegócio e saúde.

“O Oeste paranaense tem todos os elementos para se tornar uma das grandes potências no âmbito da inovação. Não é por acaso que foi escolhido o melhor ecossistema consolidado do Brasil. Mas ainda existe muito a se fazer e muitas oportunidades a serem exploradas. É um caminho longo e desafiador que queremos trilhar juntos”, explica o diretor de Novos Negócios do T2I, Cid Vianna.

O T2I é um grupo paranaense com 25 anos de experiência no segmento de alta tecnologia e inovação. Ele é composto por quatro empresas, sendo elas a Mob – responsável pelo desenvolvimento de soluções voltadas à mobilidade urbana e multimodal (rodovias, portos, aeroportos); a Fator BLE, com expertise no desenvolvimento em soluções Iot e industrial; a Sphera internacional, que é o centro de serviços do grupo e, também, desempenha o papel de centro de pesquisas e relacionamento com instituições de P&D; e a Quantika, uma agência de prospecção e desenvolvimento de alianças estratégicas, inteligência de mercado e inovação.

No Biopark, o T2I atuará por meio da Quantika, empresa que ingressa no Programa de Residência. O objetivo é trabalhar na atração de empresas de base tecnológica e Institutos de Pesquisa Nacionais e Internacionais, com a finalidade de promover e desenvolver pesquisa e inovação dentro do Biopark. Para que tudo isso ocorra, a empresa irá instalar uma sede física no condomínio industrial e terá um colaborador residindo no Biopark, em um dos apartamentos inaugurados recentemente no Ecossistema. O colaborador, que deve iniciar as atividades no mês de setembro, fará uma análise de potencial de crescimento e expansão das empresas já alocadas no Biopark com o intuito de propor estratégias para alavancá-las.

“Pretendemos, por intermédio da Quantika, braço de alianças estratégicas do grupo, trazer para o Biopark instituições de pesquisa e empresas que sejam referências em inovação nas áreas de saúde, agronegócio e educação, tornando o habitat do Biopark ainda mais relevante. Várias ações já estão em andamento, e a nossa intenção é que, muito em breve, já tenhamos novidades”, acrescenta Vianna.

A T2I conta com escritórios próprios em Curitiba, São Paulo, Foz do Iguaçu, além de escritórios compartilhados em Medellín (Colômbia) e Lucca (Itália). O Grupo desenvolve projetos no Brasil, bem como em países como Colômbia, República Dominicana, EUA, Canadá, Itália, Espanha, França, Israel e Marrocos.

Entre os clientes estão empresas como Índra, Tecnosistemi, Caterpillar, Google, CCR, Ecorodovias e estreito relacionamento com instituições de pesquisa tais como USP, IPT, I2A2, Wef – ONU universidade de Pisa, Roma, MIT, Universidade de Chicago, Ruta N, Universidade da Cataluña.

“A T2I traz um know-how que vai agregar ainda mais valor ao nosso Ecossistema. Com a experiência do grupo, poderemos avançar consideravelmente em inovação e pesquisa de ponta, acessível à população do Oeste Paranaense. Essa parceria também vai agregar na geração de empregos focados em tecnologia”, comenta o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo