BMW e Toyota vão desenvolver sistema de trem de força com tecnologia de célula de combustível central
A BMW planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028, oferecendo uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões. O BMW Group e a Toyota Motor Corporation vão trabalhar em parceria para trazer uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível.
As empresas desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração), criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio. O resultado desse esforço colaborativo será utilizado em modelos individuais da BMW e da Toyota e expandirá a gama de opções de FCEV disponíveis, trazendo a visão da mobilidade de hidrogênio um passo mais perto da realidade. Os clientes podem esperar que os modelos FCEV da BMW e da Toyota mantenham suas identidades e características distintas de marca, fornecendo a eles opções individuais de FCEV para escolher. Unir energias e aumentar o volume total de unidades de trem de força movidos a hidrogênio irá colaborar no desenvolvimento e promete reduzir os custos da tecnologia de célula de combustível.
Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen em todo o mundo, o BMW Group está agora se preparando para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028 com base na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em conjunto. Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, ou seja, a BMW oferecerá um modelo existente em uma variante adicional de sistema de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. Como a tecnologia FCEV é outra tecnologia de veículo elétrico, o BMW Group a vê explicitamente como um complemento à tecnologia de propulsão usada por veículos elétricos a bateria (BEV) e ao lado de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).
Benefícios da tecnologia movida a hidrogênio
O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que falta para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica, onde os sistemas de acionamento elétrico a bateria não são uma solução ideal.