Eletrônica e Informática

Byd lança módulos monocristalino 400Wp de produção nacional

A Byd com sede em Campinas (SP) começa a produzir módulos monocristalino 400Wp em sua fábrica, tendo o pioneirismo no desenvolvimento e produção brasileira em módulos nessa potência.

As novas células fotovoltaicas possuem 22,6% de eficiência, sendo possível produzir os módulos de 400Wp sem alteração de tamanho do módulo ou realizar qualquer tipo de adaptação na linha de produção. O benefício para o cliente final é um produto mais eficiente, que gera mais energia, contendo o mesmo tamanho e dimensões em comparação com similares importados vendidos no Brasil.

A produção em território nacional traz vantagens ao produto quando comparado ao módulo importado no sentido de disponibilidade de estoque, segurança no controle da qualidade, melhor garantia, estrutura de atendimento local e suporte técnico especializado. “É uma conquista inédita para Byd a produção de módulos monocristalino 400Wp em território nacional. O Brasil precisa adensar cada vez mais a cadeia produtiva do silício no país para gerar empregos locais e desenvolver novas tecnologias no país”, afirma Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da Byd Brasil.

Com demanda aquecida, a Byd registrou um crescimento de mais de 40% na comercialização dos módulos no segundo semestre de 2020. Como consequência, recentemente a empresa abriu um segundo turno em sua fábrica, contratando cerca de 60 novos colaboradores, que se uniram aos 350 colaboradores atuais.

De acordo com a Absolar, o segmento de geração distribuída deve crescer 90% este ano frente ao total instalado até 2020. O cenário de crescimento seguirá em ritmo acelerado, com predisposição positiva, assim como foi no segundo semestre de 2020. O Brasil está despontando como uma liderança no setor e pode se tornar um dos três maiores mercados de geração distribuída com energia solar do mundo brevemente. Dados da Absolar preveem que ao longo de 2021 serão adicionados mais de 4,9 GW de potência instalada, somando as usinas de grande porte e os sistemas distribuídos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo