Carros elétricos podem ter mais de 300kg de minerais
A chegada dos veículos elétricos (EVs) e híbridos no mercado destacou a importância dos minerais críticos e estratégicos para a fabricação das baterias. Um modelo EV pode conter até 300 kg de minerais como lítio, cobalto, níquel, manganês, grafite, alumínio, cobre e ferro, uma quantidade significativamente maior do que os cerca de 50 kg de minerais utilizados em carros convencionais. Essa diferença reflete a evolução tecnológica e as demandas energéticas dos veículos movidos a combustíveis limpos.
Um exemplo da destinação desses minerais diz respeito ao uso do cobre, que pode variar de 60 kg a 70 kg em um carro elétrico, um aumento considerável em comparação aos 10 kg usados em veículos convencionais. O lítio, embora presente em menor quantidade (cerca de 8 kg em uma bateria de 300 kg), é essencial devido à sua leveza e alta capacidade energética.
Dentro dessa temática, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) desenvolveu, em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma tecnologia promissora que introduz óxido de nióbio nas baterias de lítio. Com isso, é possível ter um carregamento ultrarrápido dessas baterias, além de maior segurança, estabilidade, vida útil (que pode ser três vezes maior) e uma condutividade térmica maior que diminui o aquecimento.
Veja o papel dos demais minerais mencionados no funcionamento das baterias:
Lítio: Fundamental para a fabricação de baterias de íon de lítio.
Cobalto: Utilizado em combinação com o lítio para aumentar a estabilidade e a eficiência das baterias.
Níquel: Importante para melhorar a densidade energética das baterias.
Grafite: Usado como material anódico nas baterias, crucial para o armazenamento de energia.
Manganês: Contribui para a estabilidade das baterias.
Alumínio: Utilizado na estrutura do veículo e em componentes eletrônicos.
Cobre: Essencial para a fiação elétrica e sistemas eletrônicos dos veículos.
Aço e ferro: Usados na estrutura do veículo, garantindo resistência e durabilidade.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Instalada no Congresso Nacional em 2023, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) tem entre as suas missões trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira. Nesse sentido, recentemente, o colegiado apresentou o Projeto de Lei 2780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A proposta visa garantir que o Brasil realize o aproveitamento de seus minerais críticos e estratégicos de forma sustentável, visando a segurança alimentar, a segurança nacional, o desenvolvimento da indústria nacional e a transição energética global.
O Brasil se encontra em uma posição de destaque em relação aos minerais críticos e estratégicos, pois possui reservas de todos os minerais necessários para as tecnologias de produção de energias limpas, por exemplos estes que são utilizados para produção de baterias:
Grafite: O Brasil é um dos principais detentores de reservas de grafita no mundo, com aproximadamente 26% do total conhecido, e foi o 4º produtor mundial em 2022.
Alumínio: O país possui a terceira maior reserva do mundo de bauxita e é um dos principais produtores mundiais, com reservas concentradas principalmente no Pará e Minas Gerais.
Lítio: A produção de lítio no Brasil responde atualmente por 2% do que é produzido no mundo, com estimativas de aumento para 5% nos próximos 10 anos.
Cobalto: O país tem reservas de cerca de 70 mil toneladas, com os principais depósitos localizados em Minas Gerais e Goiás.
Níquel: O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de níquel, com reservas significativas em Goiás, Minas Gerais e Pará.
Cobre: O país representa cerca de 2% das reservas mundiais, com produção nos estados do Pará, Goiás, Bahia e Alagoas.
Manganês: O Brasil está entre os maiores produtores mundiais e detentores de reservas de manganês há mais de 100 anos, com principais reservas em Minas Gerais, Pará e Amapá.
Além disso, outros minerais como terras raras e nióbio também podem ser utilizados em componentes eletrônicos e motores elétricos, destacando a complexidade e a diversidade dos materiais necessários para a fabricação de veículos elétricos.