CBMM investe em softwares para desenvolver novas aplicações do nióbio na indústria automotiva
A CBMM, empresa que desenvolve tecnologias e aplicações de nióbio, anuncia a utilização da plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes para otimizar o processo de desenvolvimento de novas aplicações para o mercado automotivo. A companhia utilizará os recursos de simulação e otimização de design e de materiais para acelerar testes, intensificando o uso do nióbio com outros materiais como o aço, por exemplo.
Sediada no Brasil e com escritórios na China, Países Baixos, Cingapura, Suíça e Estados Unidos, a CBMM atua em mais de 40 países. A companhia oferece seus avançados produtos para cerca de 400 clientes internacionais, dos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Além disso, atua diretamente com o segmento automobilístico, desenvolvendo soluções específicas para sistemas e aplicações que visam o aumento da segurança e da eficiência energética através do uso de materiais mais eficientes. Nesse campo, a plataforma será utilizada para unificar dados de design, engenharia, testes e fabricação em um único ambiente digital totalmente colaborativo e preparado para avaliar quesitos como durabilidade, tenacidade, eficiência, entre outras análises.
“Atualmente, a CBMM realiza testes físicos, que são mais demorados. Com a tecnologia da Dassault Systèmes iremos otimizar o tempo de desenvolvimento de aplicações de nióbio e obter maior performance em nossa atividade”, explica Rodrigo Barjas Amado, Head of Strategy & New Business Development. “Para se ter uma ideia, enquanto uma aplicação tradicional, com testes físicos, pode demorar até cinco anos para ser desenvolvida, esperamos que o uso de soluções da Dassault Systèmes nos permita realizar esse mesmo desenvolvimento em menos de um ano”, afirma.
“A parceria está em sinergia com o posicionamento de inovação da CBMM, que conta com um robusto programa de tecnologia para ampliar e diversificar o mercado global de nióbio, além de explorar suas sinergias com o grafeno. Da mesma forma, a Dassault Systèmes é referência global no setor automotivo, com amplo conhecimento técnico e experiência no segmento. Juntos podemos ir além, gerando inovação real para o mercado”, diz Rodrigo Baptista, diretor Comercial de Customer Solution Experience da Dassault Systèmes na América Latina.
Segundo o executivo, a solução da Dassault Systèmes também pode ser usada para mitigar possíveis ameaças ou impactos negativos, mesmo em eventos disruptivos como o da pandemia de Covid-19, ao ajudar a automatizar e acelerar as simulações acerca das etapas de gestão das cadeias de suprimento, planejamento de mão-de-obra e automação, entre outros.
Barjas, da CBMM, destaca que outra vantagem importante será a possibilidade de se criar uma base de dados única, com uma ampla biblioteca de registros para permitir que todo o time internacional de profissionais da empresa trabalhe simultaneamente em testes e na troca de informações fundamentais para acelerar a jornada empresarial da CBMM. “A base de conhecimentos, gerada a partir dos diversos testes e simulações de materiais, pode ser mais facilmente consultada e compartilhada dentro da CBMM, de modo que a plataforma da Dassault Systèmes se torna fundamental para nosso ambiente colaborativo de inovação”, diz o executivo. Futuramente, a plataforma 3DExperience poderá ser usada para experiências de virtual twin (gêmeos digitais), com simulações ainda mais realísticas para otimizar o desenvolvimento em tempo real.
Entre os projetos que já estão em andamento estão o desenvolvimento de novas estruturas de caminhões e implementos rodoviários, melhorando o design e otimizando o uso de materiais, e a criação de modernos sistemas de freios com discos e suportes mais eficientes. “Estruturas de caminhão demoram de 2 a 3 anos para serem desenvolvidas, as de automóveis consomem 5 anos e os sistemas de freios cerca de 3 anos. Com a parceria com a Dassault Systèmes, esse tempo deverá ficar inferior a um ano em todas essas frentes”, compara Barjas.