Eletrônica e Informática

Centenas de compradores de componentes são lesados por sites fraudulentos

Centenas de compradores de componentes foram enganados por sites fraudulentos, de acordo com alerta publicado no blog da Erai. O problema vem sendo agravado pela escassez de componentes, especialmente semicondutores. As fraudes envolvem a compra de peças e/ou materiais elétricos, eletrônicos e eletromecânicos (EEE). A Erai identificou vários sites administrados por indivíduos mal-intencionados que estão pagando pelo posicionamento premium no Google e exigem pagamento antecipado de mercadorias, mas nunca enviam o produto solicitado. São sites criados com a intenção de cometer fraude.

No link https://www.erai.com/erai_blog/3160/hundreds_of_component_buyers_scammed_by_fraudulent__websites , a Erai lista sites considerados de risco extremamente alto. E também adverte que alguns desses sites podem conter código malicioso e/ou conteúdo.

Fundada em 1995, a Erai, Inc. é uma organização global de serviços de informação que monitora, investiga e relata problemas que afetam a cadeia global de fornecimento de eletrônicos.

De acordo com informações do blog, todas as vítimas fizeram o pagamento adiantado para contas bancárias mantidas principalmente no HSBC Hong Kong e no The Bank of East Asia Limited. Ainda de acordo com o blog, autoridades policiais informaram que não é incomum que grupos de criminosos como estes usem contas bancárias existentes pertencentes a terceiros para receber pagamentos. Em troca, o titular real da conta recebe uma taxa.

Segundo autoridades, é improvável que os próprios criminosos estejam abrindo e fechando essas contas, tornando mais difícil identificar os criminosos. Embora novas contas bancárias sejam identificadas regularmente, até agora as várias contas bancárias foram usadas para receber pagamentos das vítimas e são consideradas de risco extremamente alto. O blog também traz uma enorme lista de contas consideradas de alto risco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo