Metal Mecânica

Ceratizit comemora 100 anos com inovações para tornar a usinagem mais produtiva

O Grupo Ceratizit, respeitado internacionalmente por suas soluções de tecnologia no campo das ferramentas de corte e metal duro, completa um século de atividades. As comemorações começaram na Itália, durante a EMO Milano, uma das maiores vitrines de tecnologia do universo de máquinas-ferramenta e usinagem do mundo, realizada de 4 a 9 de outubro. A companhia sediada em Luxemburgo aproveitou o palco para refletir sobre o passado e falar sobre novas soluções e serviços para ferramentas de corte hoje e no futuro.

A história da Ceratizit começa quando o dr. Paul Schwarzkopf fundou a Metallwerk Plansee GmbH em 24 de junho de 1921. Ele não só abriu o caminho para a fabricação industrial de produtos de tungstênio e molibdênio – e, portanto, para inúmeros desenvolvimentos de produtos da vida moderna – e também lançou as bases do Grupo Ceratizit resultante da fusão em 2002 da Plansee Tizit com a Cerametal, com sede em Luxemburgo.

“Estamos orgulhosos de nossos 100 anos de experiência, somando-se no final a uma combinação frutífera de pensamento pioneiro e criatividade inovadora”, afirma Thierry Wolter, membro do Conselho Executivo da companhia. “Esta experiência é a base para o desenvolvimento de produtos tecnologicamente inovadores e inteligentes, que garantem que os clientes da Ceratizit possam sempre enfrentar os desafios do futuro com confiança”, complementa.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS – Eficiência e produtividade são os pilares que conectam economia e ecologia. São, portanto, decisivos para a promoção da sustentabilidade na produção industrial. Portanto, o Grupo Ceratizit apóia ativamente seus clientes no que diz respeito à otimização dos processos de corte, como afirma Andreas Kordwig, diretor de Gestão de Produtos da Divisão de Ferramentas de Corte da empresa: “Hoje nossas soluções já estão ajudando os clientes a economizar energia, matérias-primas e materiais em produção que, consequentemente, reduzem a pegada ecológica de seus produtos.” Desde o início do ano, Ceratizit oferece um serviço de otimização de processos sob o lema “Nós otimizamos seu processo – desafie-nos!” Este serviço também está disponível para clientes na Itália desde setembro.

NOVAS POSSIBILIDADES – Graças ao avanço da tecnologia, a Ceratizit oferece novas possibilidades de suporte. O serviço é abrangente e funciona especialmente quando o suporte no local é limitado, com acesso restrito, devido à pandemia, ou quando o cliente precisa de pouca ajuda. Em casos assim, entra em ação o aplicativo ‘LiveTechPro’. O aplicativo permite que o cliente entre em contato com o engenheiro de aplicação competente diretamente quando o suporte é necessário, permitindo ao engenheiro dar suporte como se estivesse no local: usando vídeos do smartphone ou tablet, os detalhes podem ser marcados e discutidos e os problemas podem ser resolvidos muito rapidamente. É ainda possível conectar-se a sistemas de realidade virtual (RV).

As possibilidades de suporte vão ainda mais longe se o cliente utilizar o sistema de monitoramento e controle ToolScope da companhia. Com a nova edição do software, a 12ª., os clientes podem permitir que o engenheiro de aplicação acesse o ToolScope remotamente para adaptar os parâmetros. “Graças às soluções digitais inovadoras, não precisamos estar fisicamente presentes no local de produção do cliente para ver o que está acontecendo. Podemos ver o que está acontecendo na máquina, analisar o problema e otimizar as configurações da máquina remotamente ”, diz Andreas Kordwig.

FREETURN – Nos últimos meses, o ecossistema de torneamento High Dynamic Turning com o processo FreeTurn está cada vez mais perto de ser completo, graças ao amplo suporte da indústria em termos de máquinas, controle e software. Em breve a programação ficará ainda mais fácil, com uma nova ferramenta de programação que gera trajetórias de usinagem para desbaste e acabamento dinâmico, a ser publicada em 2022. O FreeTurn funcionará em todos os centros de fresamento, independentemente do software CAM utilizado.

 INDICADORES – Alguns indicadores mostram que a companhia tem muitos motivos para comemorar seu centenário. A Ceratizit tem mais de 7.000 funcionários em mais de 25 instalações de produção e uma rede de vendas com mais de 50 filiais, sendo um forte um player global na indústria de metal duro. A rede internacional da empresa inclui a subsidiária Stadler Metalle e a joint venture CB-Ceratizit.

A empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento e possui mais de 1.000 patentes. As soluções inovadoras de metal duro da Ceratizit são utilizadas em vários setores, incluindo engenharia mecânica e fabricação de ferramentas, nas indústrias automotiva e aeroespacial e nas indústrias de petróleo, gás e médicas.

Na EMO Milano, a Ceratizit destacou seu Catálogo 2021, com um enorme leque de produtos, cobrindo praticamente todas as necessidades da usinagem. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo