Metal Mecânica

Ceratizit lança o primeiro padrão de pegada de carbono para metal duro

A Ceratizit começou a oferecer o primeiro padrão de Pegada de Carbono do Produto (Product Carbon Footprint, PCF) para produtos de metal duro, na EMO 2023, em Hannover, na Alemanha. A feira foi inaugurada no dia 18 de setembro e segue até o próximo dia 23. A classificação PCF da primeira leva de produtos é exibida na loja e em todas as faturas. Informações detalhadas sobre a PCF dos produtos correspondentes podem ser solicitadas como serviço adicional.

“O início da introdução sistemática de classificações PCF em nosso portfólio de produtos é um marco importante. Eles não apenas permitem que nossos clientes calculem com mais precisão a sua própria pegada de carbono corporativa. Mais do que isso, as classificações PCF também fornecem a base para estabelecer uma estratégia de redução das suas próprias emissões”, comentou o porta-voz do Conselho Executivo, dr. Andreas Lackner, sobre o lançamento da oferta de PCF da Ceratizit.

NÍVEIS DE SERVIÇO – A oferta de serviços da Ceratizit relacionados a PCF inclui diversos níveis de serviço. Para todos os produtos já incluídos na linha de serviços, a classe PCF é exibida na loja e na fatura sem qualquer custo adicional. Esta classificação alfabética com seis classes de A a F permite conhecer e avaliar rapidamente a pegada de carbono de um produto. A segunda opção inclui um valor médio da PCF em kg CO2e/kg de produto, bem como uma visão geral resumida da pegada de carbono total relacionada aos produtos listados e ao volume fabricado e fornecido em um período de tempo definido pelo cliente. O nível de serviço mais abrangente fornece aos clientes informações detalhadas da PCF sobre cada produto adquirido para o qual os dados estão disponíveis. A princípio, essas informações serão oferecidas apenas para alguns dos produtos. No entanto, o objetivo é expandir gradualmente a linha e, em última análise, fornecer informações de PCF para todos os produtos.

PRODUTOS UPGRADE – Os produtos da família upGRADE, feitos 100% de matérias-primas secundárias e com PCF particularmente baixa, também ocupam uma posição especial. Com estes produtos, as informações detalhadas da PCF já estão incluídas no preço de compra. A classe CT-GS20Y para cilindros e ferramentas de corte e a classe KLC20+ para trabalhos em madeira são fabricadas com matérias-primas secundárias rigorosamente selecionadas e combinam desempenho premium com uma PCF particularmente baixa, que está em média cerca de 60% abaixo da PCF das classes padrão correspondentes da Ceratizit, as colocando na classe PCF “A”.

MODELO DE CÁLCULO – A abordagem de cálculo está alinhada com a norma ISO 14067:2018 e foi revisada criticamente por um terceiro, denkstatt, membro da Inogen – Environmental Alliance.

Informações detalhadas sobre o modelo por trás do cálculo da Pegada de Carbono do Produto estarão disponíveis nas próximas semanas, mas já podem ser solicitadas através do link na página inicial ‘PCF Classification’ (https://www.ceratizit.com/int/pt/sustainability/pcf-classification.html )e diretamente por e-mail para sustainability@ceratizit.com.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo