China tem mais de um terço dos pedidos de patentes relacionadas à tecnologia 5G
As companhias chinesas detêm 34% dos principais pedidos de patentes relacionadas à tecnologia 5G, o que coloca o país na posição de liderança no desenvolvimento de novas indústrias que usam esta rede de comunicação ultrarrápida.
Os mais recentes protocolos de comunicação wireless podem lidar com enorme volume de dados em alta velocidade e é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias como a de sistemas de direção autônoma. Quem controlar a maior parte das chamadas standard essential patents (SEPs) para 5G tende a sair na frente no desenvolvimento da nova geração das indústrias avançadas.
Em março, a China entrou com o requerimento de 34% de SEPs para sistemas de comunicação 5G, o que reflete um crescimento de mais de 50% na comparação com sua fatia de patentes 4G, segundo a IPlytics, empresa alemã que mantém um um enorme banco de dados de patentes. A Coreia do Sul detinha 25% das patentes chave 5G, enquanto as entidades japonesas e norte-americanas apresentaram queda na requisição de patentes em comparação com a era 4G.
A Huawei Technology possuía a maior parte dos pedidos de SEPs para 5G, com 15% das solicitações. Outras principais entidades chinesas que mais solicitaram patentes nesse segmento são a ZTE e a China Academy of Telecommunications Technology, que estão ranqueadas em quinto e nono, respectivamente.