Eletrônica e Informática

Clarios investe na automação com robôs na fábrica de Sorocaba

A Clarios, fabricante das baterias Heliar, irá triplicar o número de robôs em suas linhas de produção até o final de 2019. Com isso, a fábrica instalada em Sorocaba (SP) se torna a mais automatizada do setor no Brasil. Até o ano passado, a fabricante de baterias possuía cinco equipamentos atuando na planta. Esse número aumentará para 17 até o final deste ano.

 

A fábrica de Sorocaba é a mais automatizada da Clarios na América Latina. A empresa fez um investimento de R$ 12 milhões nesse projeto, que abrange todas as linhas de produção: baterias para automóveis, motocicletas, veículos pesados e montagem. Os robôs instalados possuem diversas funções, como os processos de paletização, alimentação de linhas de produção, injeção de componentes plásticos, entre outros.

 

De acordo com o coordenador de Melhoria Contínua da Clarios, Felipe Issao Shimada, a presença dos robôs faz com que a fábrica mantenha o seu nível de excelência na produção de baterias, auxiliando, ainda, para que a multinacional fosse reconhecida por grandes empresas parceiras, que atestam a qualidade dos produtos Clarios. Além disso, a empresa conseguiu expandir a sua capacidade de produção para mais de 10 milhões de baterias ao ano. “Como somos a fábrica mais automatizada do Brasil no setor de baterias, conseguimos entregar os melhores produtos do mercado, atestando, assim, a nossa liderança nesse segmento”, declara.

 

Shimada relata que existem muitos benefícios nesse processo de automação da planta da Clarios no Brasil. Entre os principais estão uma maior segurança e também as questões ergonômicas, diminuindo os riscos de acidentes. “Assim conseguimos direcionar os nossos funcionários para funções mais estratégicas, deixando o trabalho mais pesado para as máquinas”, afirma.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados