Metal Mecânica

Com queda na entrada de pedidos, indústria de máquinas-ferramenta da Alemanha pode amargar recuo10% na produção

Os pedidos recebidos pela indústria alemã de máquinas-ferramenta no quarto trimestre de 2024 caíram 7% em relação ao ano anterior. Os pedidos da Alemanha e do exterior caíram em quantidades semelhantes: 7% e 6%, respectivamente. No ano de 2024, os pedidos recebidos caíram 19%. Os pedidos domésticos caíram 9% em relação ao ano anterior, enquanto os pedidos do exterior caíram 24%.

 

“A situação continua desafiadora para nossa indústria”, diz o dr. Markus Heering, diretor executivo da VDW, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-ferramentas. “O mercado dos EUA oferece grandes oportunidades para a tecnologia de fabricação alemã, que é considerada indispensável, mas a política tarifária de Trump abriga altos riscos”, continua Heering, frisando que a turbulência contínua na economia global, incluindo a ameaça de uma guerra comercial, está tendo um impacto na disposição geral de investir.

 

A situação crítica na indústria automotiva e de fornecedores é um fardo particular. No entanto, Heering relata que também há alguns lampejos de esperança no horizonte – nas áreas de aviação, tecnologia médica, engenharia de precisão, energia, construção naval e armamentos, por exemplo, que foram responsáveis ​​por uma série de pedidos importantes no passado. Os negócios em áreas como serviços, componentes, reparos, manutenção e conversões também são mais fortes do que nas vendas de máquinas novas. No entanto, os volumes de pedidos caíram em um quarto em todas as regiões do mundo no ano passado.

 

Nenhum aumento é esperado até o segundo semestre do ano, quando se prevê que inflação e taxas de juros mais baixas darão suporte a uma recuperação no investimento. “Esperamos que o novo governo alemão forneça suporte claro para atender a todos os pontos que a indústria vem levantando há meses: cortar burocracia, reduzir custos, impulsionar a competitividade e a atividade de investimento, para citar apenas as demandas mais importantes”, diz Heering.

 

O impacto do declínio de dois anos nos pedidos recebidos agora está sendo sentido na produção de máquinas-ferramentas também. Os níveis continuaram a cair em moderados 4% em 2024. Um declínio acentuado de 10% é esperado em 2025.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios