Como lidar com a instabilidade e imprevisibilidade da geração de energia com fontes renováveis
O crescimento do uso das energias renováveis na matriz energética traz novas oportunidades para o setor elétrico, mas também desafios. A instabilidade e a imprevisibilidade das gerações alternativas demandam um sistema elétrico mais flexível.
Esse é o tema do estudo lançado pela GE Power. Com o título “Proporcionando Flexibilidade aos Sistemas de Energia na América Latina”, o material traz análise dos países latino-americanos e propõe alternativas para uma rede elétrica mais estável, confiável e segura.
“A demanda por energia cresce cada vez mais. Por isso é importante voltarmos nossa atenção para o sistema elétrico de cada região para que dessa forma consigamos ter uma matriz energética diversificada com alta performance”, explica Álvaro Anzola, gerente geral de Vendas regionais para América Latina e Caribe da GE Power.
“Com a entrada das fontes alternativas renováveis, uma maior variabilidade desafia a operação a dar respostas mais ágeis às mudanças de oferta e demanda no sistema. E a transformação contínua da energia cria a oportunidade para fornecer um produto que não seja simplesmente a energia gerada entregue na rede, mas uma energia com uma certa despachabilidade. É aí que o armazenamento de energia ganha destaque. Trabalhar com sistemas híbridos como solar e baterias, eólico com baterias ou até mesmo eólico com solar, podem tornar a rede elétrica mais robusta e confiável”, afirma Emanuel Bertolini, gerente geral da divisão de Grid Solutions da GE Power para Américas.
Fonte: Ipesi