Confiança do empresário da indústria eletroeletrônica recua em fevereiro, mas segue positivo
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, recuou 0,5 ponto no mês de fevereiro de 2022, atingindo 55,5 pontos. A queda ocorre após dois crescimentos consecutivos.
Mesmo com esse recuo, o Icei da indústria eletroeletrônica permanece acima da linha divisória dos 50 pontos desde agosto de 2020, demonstrando a confiança do empresário industrial do setor. O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
Observa-se que o Icei do setor em fevereiro de 2022 (55,5 pontos) também ficou abaixo do registrado em fevereiro do ano passado, que havia atingido 59,3 pontos.
O ano de 2022 será um ano com muitos desafios. Os indicadores econômicos mostram um cenário de incertezas, com crescimento do PIB mais modesto. Mas mesmo assim, as expectativas para a indústria eletroeletrônica permanecem favoráveis para este ano.
A redução do Icei do setor no mês de fevereiro de 2022 foi influenciada pela queda na confiança da área eletrônica, que passou de 53,1 pontos em janeiro para 52 pontos neste último mês. Para a área elétrica, o Icei apontou leve incremento de 0,1 ponto, passando de 58,6 para 58,7 pontos no período citado. Em ambas as áreas o Icei permanece acima da linha divisória de 50 pontos há 19 meses.