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Construído em estaleiro no Guarujá, novo rebocador da Wilson Sons dá apoio a navios de grande porte

O operador de logística portuária e marítima Wilson Sons iniciou, nesse mês de julho, a operação do WS Dorado, nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, em São Luís, no Maranhão, o quinto rebocador com tecnologia mais sustentável e grande potência de uma série de seis da classe 2513. O processo de construção dessas embarcações, projetadas pela holandesa Damen Shipyards, traz impactos positivos em todos os portos do país onde a companhia atua.

 

Construído nos estaleiros da empresa, no Guarujá (SP), o novo rebocador dará apoio às operações de atracação e desatracação, nestes terminais, atendendo, principalmente, navios de grande porte utilizados para exportação de minério de ferro e que transportam até 400 mil toneladas de carga.

 

O WS Dorado passa a integrar a frota de 11 rebocadores da companhia na região. No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, pertencente à mineradora Vale, as embarcações dão apoio a navios com carga de minério de ferro. Com a sua localização estratégica, mais próximo dos principais mercados consumidores (EUA, Europa e China), o terminal é um dos principais portais de saída da produção de minério do país, contribuindo para a expansão do comércio internacional.

 

Já no Porto do Itaqui, os rebocadores atuam em operações de navios com cargas, por exemplo, de diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose. Além da importância para o agronegócio, o porto se destaca no setor de granéis líquidos ao movimentar 8,3 milhões de toneladas em 2023, sendo 8 milhões apenas de petróleo e derivados.

 

Com a entrada em operação do WS Dorado, além da melhoria da frota alocada no complexo de São Luís do Maranhão, haverá um efeito positivo, a partir do final de julho, com o incremento de potência e tecnologia embarcada em outros três portos do país: Salvador (BA), Belém (PA), e Cabedelo (PB). Isso se dará porque, a cada vez que a Wilson Sons recebe um novo rebocador de seu estaleiro, ocorre um impacto significativo nos portos brasileiros onde a empresa opera, sentido de várias maneiras, ressaltando a importância estratégica do reforço contínuo da frota de rebocadores.

 

Primeiramente, quando o novo rebocador é alocado em um dos portos em que a empresa opera, substituindo uma embarcação na localidade, não apenas melhora a eficiência das operações portuárias no porto de destino, mas também garante que as mais recentes tecnologias e inovações estejam disponíveis para atender às necessidades dos clientes. Rebocadores mais novos são, em geral, mais eficientes em termos de combustível, possuem equipamentos de segurança mais avançados e são mais potentes, o que melhora significativamente a capacidade operacional do porto.

 

O rebocador substituído, por sua vez, é realocado para outro porto, reforçando a frota existente. Esse processo de realocação cria um efeito em cascata, beneficiando múltiplas localidades. Portos que recebem esses rebocadores realocados experimentam um aumento na capacidade de manobra e atendimento, permitindo um fluxo mais ágil e seguro de navios e cargas. Isso é particularmente importante para portos menores ou menos movimentados, onde o incremento na frota faz uma diferença substancial na eficiência operacional.

 

“Essa estratégia de alocação e realocação dos rebocadores otimiza nossos recursos e maximiza o impacto positivo, assegurando que todos os portos sob nossa operação possam operar com a máxima eficiência e segurança“, diz Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, acrescentando: “Se considerarmos a série de construções de seis novos rebocadores da companhia, todos os portos do Brasil onde atuamos são positivamente impactados com as movimentações realizadas.”

 

NOVOS REBOCADORES – Os novos rebocadores da Wilson Sons possuem mais de 90 toneladas de bollard pull (tração exercida no cabo de manobra), sendo os pioneiros, no Brasil, com o padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional, que atesta a redução de até 70% dos óxidos de nitrogênio. Este padrão é exigido somente em áreas de controle de emissões, como em regiões da América do Norte e da Europa. O novo projeto de casco das embarcações, da Damen Shipyards (RSD 2513), permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma redução estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.

 

As duplas quilhas (twin fins) melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto nas manobras, garantindo menor consumo de combustível e, assim, menos emissões. As embarcações possuem 25 metros de comprimento e 13 metros de largura e operam avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usadas em manobras portuárias e em rebocagem oceânica.

 

“O WS Dorado é particularmente notável como os demais da mesma classe, devido à impressionante tração estática de mais de 90 toneladas e à eficiência energética. Estes rebocadores, os mais potentes atualmente em operação no Brasil, estão alinhados aos padrões elevados exigidos nas operações dos navios dos nossos clientes”, afirma Márcio Castro.

 

Com a entrega do WS Dorado, a companhia alcançou a marca de 153 embarcações construídas em seus estaleiros. São mais de 80 rebocadores atuando ao longo da costa brasileira e presentes em mais de 40% das manobras dos navios que atracam no país. Com isso, a empresa gera impacto positivo na sociedade e indústrias do mundo inteiro, permitindo que o fluxo de comércio internacional aconteça com segurança, sustentabilidade e eficiência operacional.

 

Mateus Melo, gerente regional ES, Norte e Nordeste da Wilson Sons, diz que o WS Centaurus, o WS Orion e o WS Dorado mostram a relevância das operações da companhia, na Região Norte/Nordeste e em Ponta da Madeira.

 

“Atuamos há mais de três décadas em Ponta da Madeira, com operações seguras, sustentáveis e eficientes na região. Atualmente, com uma frota de rebocadores dimensionada para acompanhar a expansão dos portos do Arco Norte, somos a empresa com maior disponibilidade de embarcações e maior abrangência de atendimento”, destaca. (foto/divulgação)

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