Metal Mecânica

Contratação de aprendizes e estagiários recua

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou retração de 55,2% na contratação de aprendizes e estagiários, entre a primeira e a última semana de março. Para relacionar o avanço do Covid-19 em território nacional e a queda das contratações, o agente de integração formulou um levantamento de dados no qual compara as contratações ao longo do mês.

 

A primeira e segunda semanas registraram cerca de 8,7 mil contratos assinados. Já a terceira semana apresenta queda de 47,4% em comparação à anterior. E os últimos sete dias do mês encerram com pouco mais de 3,5 mil contratados. No período, a instituição registrou o aumento de 18% no número de contratos cancelados em comparação ao ano passado.

 

Epicentro da disseminação do novo coronavírus, as cidades da grande São Paulo registraram queda de 22,4% das contratações no período. Elas foram seguidas pela região Centro-Oeste, que teve redução de 7,2%. O Norte ficou praticamente estável, com retração de 0,7%, e no Nordeste as contratações cresceram 3,6%. A entidade nota que ainda existe a busca por aprendizes e estagiários, entretanto, em escala reduzida, se concentrando principalmente nos setores considerados essenciais, como varejo, saúde, logística e comunicação.

 

O estudo ainda revela que o primeiro trimestre do ano superou a projeção de 85 mil vagas abertas e registrou 108 mil oportunidades, porém, ainda abaixo das 120 mil registradas em 2019.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo