Eletrônica e Informática

Coopermiti recicla 6,5 mil toneladas de lixo eletrônico em 14 anos

A Coopermiti, pioneira na coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos em São Paulo, celebra seu 14º aniversário, com a marca de 6,5 mil toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) reciclados. Desde o início de suas operações, a Coopermiti tem desempenhado um papel fundamental na redução do impacto ambiental e na conscientização sobre a importância do descarte responsável de eletrônicos.

 

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina, e estatísticas recentes da ONU destacam que apenas 3% desse volume são reciclados ou descartados corretamente. Para Alex Pereira, presidente da Coopermiti, há um longo caminho a percorrer em termos de conscientização e responsabilidade ambiental. “O descarte regular de eletrônicos tornou-se mais reconhecido nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal”, observa. “Nossa missão é continuar educando e incentivando as pessoas a fazerem a escolha certa.”

 

Atualmente, a cooperativa mantém 32 pontos de coleta de resíduos eletrônicos na capital e na região metropolitana de São Paulo. No entanto, a falta de informação leva muitas pessoas a descartar esses materiais no lixo comum, direcionando-os para aterros sanitários. Isso pode resultar na liberação de substâncias tóxicas e até cancerígenas quando expostas ao ambiente.

 

Pereira destaca ainda que muitos desses materiais contêm elementos como ferro, alumínio, ouro e outros compostos que podem ser reciclados e reutilizados. “Em São Paulo, líder na geração de resíduos eletrônicos no Brasil, o potencial econômico e impacto ambiental são enormes e ainda subutilizados”, acrescenta o porta-voz da Coopermiti.

 

“Os cidadãos de São Paulo têm demonstrado grande preocupação com o lixo eletrônico, mas muitas vezes esses dispositivos acumulam-se em gavetas, armários, sótãos e cantos esquecidos”, afirma Pereira. “Acreditamos que, por meio da informação e educação, podemos esvaziar essas gavetas e promover uma cultura de descarte responsável na cidade. Essa é a nossa missão para os próximos anos.”

 

Para saber como descartar resíduos eletrônicos de forma responsável, visite o site da Coopermiti em www.coopermiti.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo