Metal Mecânica

CoroMill MR80 é indicado para faceamento e perfilamento de aço

A Sandvik Coromant lança um novo conceito de fresamento, a CoroMill MR80, projetada principalmente para operações de desbaste desafiadoras em uma grande diversidade de aplicações de faceamento e perfilamento em aço comum e aço inoxidável.

 

“A CoroMill MR80 é um conceito de pastilha redonda de dupla face com um número maior de pastilhas em comparação com as fresas de pastilhas redondas comuns”, diz Sangram Dash, especialista em Aplicação de Produtos Globais para ferramentas de fresamento intercambiáveis da Sandvik Coromant. “Ela é ideal para aplicações de baixa profundidade de corte – até 3 mm – de faceamento e de perfilamento em aço comum e aço inoxidável.”

 

Originalmente projetada para usinagem de peças inoxidáveis fundidas no setor automotivo, especialmente turbocompressores e coletores de escape, esse produto foi desenvolvido para atender a aplicações de fresamento de aço que exigem a segurança de uma aresta de corte redonda, como o segmento de moldes e matrizes. Como resultado, a CoroMill MR80 é um conceito de fresamento mais capaz e versátil, oferecendo maior produtividade e usinagem econômica em uma grande diversidade de operações, sem nunca comprometer a segurança.

 

“A aresta de corte redonda é considerada a aresta mais segura para materiais desafiadores e condições de corte difíceis”, explica Dash. “Além disso, o calço oferece segurança adicional para a fresa, protegendo contra a deformação da cunha e acidentes de usinagem, ao mesmo tempo em que fixa a pastilha no tip seat, restringindo os micromovimentos durante o corte.”

 

A CoroMill MR80 apresenta pastilhas de dupla face com 12 possibilidades de indexação quando operada em uma profundidade de corte de 3 mm. “Isso significa mais peças para cada conjunto de pastilhas”, diz Dash. “Além disso, um número maior de pastilhas em uma fresa permite um maior avanço da mesa e maior produtividade. Além disso, a segurança e a confiabilidade gerais significam menos danos à fresa e às pastilhas, o que, no final, ajuda a reduzir os custos.”

 

Graças à sua geometria de corte leve, também é possível usar a CoroMill MR80 como um solucionador de problemas em situações difíceis de usinagem – mesmo em longos balanços.

 

“Muitas vezes, as peças automotivas fundidas em aço inoxidável, devido às suas formas complexas, são montadas em um dispositivo de fixação que pode não ser adequado para cargas de corte mais altas”, diz Dash. “E, muitas vezes, em matrizes e moldes, a fresa precisa entrar profundamente na cavidade do molde, montado em um adaptador longo. Nos dois casos, as forças de corte devem ser limitadas, para que a vibração possa ser evitada. Mesmo que a CoroMill MR80 seja um conceito negativo de dupla face, ela trabalha com forças de corte relativamente baixas e é uma solução adequada para essas aplicações.”

 

O programa da CoroMill MR80 oferece fresas cilíndricas e de mandril, com diâmetros de 32 a 100 mm, 3-12 dentes de corte, passo uniforme e proteção por calços. Todas as fresas contam com um suprimento interno de refrigeração. As pastilhas E-L50 de dupla face oferecem indexação fácil e verdadeira (6 + 6), com uma profundidade de corte recomendada de 3 mm. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo